Editora Gente / STUDIO DLUX

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, CozinhaEditora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de InterioresEditora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Sala de EstarEditora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de InterioresEditora Gente / STUDIO DLUX - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: STUDIO DLUX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivan Araújo
  • Início Do Projeto: 2017
  • Tipologia: Corporativo
  • Materiais Predominantes: Madeira / Vidro
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores
© Ivan Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Editora Gente é responsável por fazer livros em três segmentos: auto-ajuda, educação e gestão. No início de julho de 2017 o studio foi chamado para desenhar a sua nova sede na cidade de São Paulo, localizada no edifício W305, cujo projeto arquitetônico é assinado por Isay Weinfeld, no bairro da Vila Madalena. O espaço é uma sala comercial com mezanino de 300m² e que precisava abrigar toda a equipe da editora, além de espaços para apresentações dos novos lançamentos impressos.

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ivan Araújo
Editora Gente / STUDIO DLUX - Imagem 14 de 14
Plantas
Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores
© Ivan Araújo

Antes da repaginação, a sala comercial era apenas uma área aberta toda branca com uma varanda. Foi decidido construir o mínimo possível de paredes, criando um espaço livre e sem assentos definidos. “A gente gosta de dizer que era uma completa tela em branco”, brinca o arquiteto Denis Fuzii, autor do projeto de interiores. O térreo foi projetado para comportar o maior número de pessoas possível num grande espaço livre, onde não há lugares determinados. Os colaboradores que não precisam de silêncio para desempenhar o trabalho ficaram nessa parte, por ser o ambiente mais descontraído e aberto.

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ivan Araújo
Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ivan Araújo

Esse primeiro pavimento também abriga uma recepção, uma copa, duas pequenas salas de reunião abertas e uma grande arquibancada de madeira destinada aos lançamentos de livros e a momentos de descompressão. Já o mezanino recebeu as salas que necessitam de mais privacidade, silêncio e segurança para os dados trabalhados, como os departamentos financeiro e editorial, além da sala da direção e a sala de reuniões. Esse espaço também conta com banheiros e uma área externa. Como o espaço era totalmente aberto, as salas foram separadas com vidro, porque um dos pontos mais evidentes, tanto dentro da sala como em todo o prédio, é a iluminação natural. Porém, foi preciso estudar o fato de o escritório estar na fachada leste, que recebe mais raios solares, para garantir conforto térmico aos ambientes internos.

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Ivan Araújo

Sendo assim, foram instalados aparelhos de ar-condicionado e persianas para bloquear um pouco da insolação que, ao entrar, prejudicava quem estava trabalhando no escritório. Os móveis de madeira foram feitos sob medida em fabricação digital, devido à rápida produção. Todas as peças foram desenhadas em softwares de arquitetura e cortadas em uma máquina CNC Router. Esse mobiliário especial foi feito para guardar os mais de 10 mil livros do acervo da editora, podendo ser usado tanto como armário quanto como guarda-corpo, já que foi instalado embaixo da janela do primeiro andar.

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ivan Araújo

Seguindo o grande móvel encontra-se uma arquibancada toda revestida de grama sintética. Esse espaço pode ser usado para reuniões informais, apresentação de autores em dia de lançamento e como espaço de descompressão pelos colaboradores. As cores vivas escolhidas para as paredes, o teto e as escadas deixaram o ambiente alegre. Um dos desejos dos proprietários era dar mais vida, cor e identidade ao local, porém, de forma sutil e que não contrastasse com as tonalidades vibrantes dos livros expostos. Para isso, foram aplicados tons que chamassem a atenção em lugares pontuais, como as salas de reuniões e a escada de acesso ao mezanino, e cores pastéis no restante do projeto. Um dos diferenciais é o teto do térreo, que foi todo pintado de roxo suave, contrastando com a neutralidade do espaço.

Editora Gente / STUDIO DLUX - Fotografia de Interiores
© Ivan Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Editora Gente / STUDIO DLUX" 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945364/editora-gente-studio-dlux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.