Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte

Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de ExteriorCasa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de ExteriorCasa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada, CorrimãoCasa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Mais Imagens+ 25

Valparaíso, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alesón del Villar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, GHP Chile, Maderas Tarapacá
  • Arquitetos Responsáveis: Andrés Riveros, Crescente Böhme
  • Arquiteto Colaborador: Christian Issler
  • Construtora: Crescente Böhme Alemaprte
  • Cidade: Valparaíso
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Exterior
© Alesón del Villar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Curaumilla, Valparaíso, um terreno voltado para o mar com uma inclinação pronunciada e que possui duas situações espaciais predominantes: na frente, um amplo domínio do horizonte e a vista do mar que é percebida desde a parte mais alta e, de dentro, vistas filtradas por uma floresta de pinheiros e suas clareiras. O projeto diz respeito à uma casa de veraneio com um programa dividido em 2 áreas, uma privativa, com duas suítes e outra com espaço social, cozinha aberta, banheiro de hóspedes, sala de jantar, sala de estar e terraços.

Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Exterior
© Alesón del Villar
Planta
Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Exterior, Madeira, Concreto
© Alesón del Villar

O projeto está localizado no limite onde a floresta termina e a inclinação começa, sendo quase o único lugar de onde é possível ver o mar. Dessa forma, o terreno celebra essa “fronteira” entre as duas situações e se adapta à topografia resultando, por um lado, na contenção da floresta e do solo e, por outro, voltando-se para o mar como um grande mirante elevado.

Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada, Corrimão
© Alesón del Villar

Para isso, o volume proposto é rompido em dois corpos orientados em direções diferentes e conectados por meio de um corredor envidraçado. O primeiro dos volumes é onde a vida social ocorre com um movimento ascendente desde o subsolo até o balanço em direção ao mar. Na extremidade escavada, a cobertura está no nível do solo, funcionando como acesso à casa e terminando em um ambiente habitável a partir do qual são contemplados o perfil das colinas distantes e o horizonte do mar.

Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Alesón del Villar
Corte BB
Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga
© Alesón del Villar

No outro volume, com dois andares, estão localizados os dormitórios, também de frente para o mar. Ambos os volumes estão conectados com um corredor transparente que percorre a elevação, a estreita "fronteira floresta-mar", permitindo, por um lado, a experiência de ambas as situações e, por outro, o fluxo natural da topografia, constituindo um corredor translúcido que filtra o terreno, o mar e o interior, estendendo os limites visuais para além do que é construído.

Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Exterior
© Alesón del Villar
Corte AA
Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte  - Fotografia de Exterior
© Alesón del Villar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte " [Casa Curaumilla / Andrés Riveros + Crescente Böhme Alemparte ] 05 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945047/casa-curaumilla-andres-riveros-plus-crescente-bohme-alemparte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.