Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorEscola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - VigaEscola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, JanelaEscola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, JardimEscola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 17

  • Equipe De Projeto: Leonardo Shieh, Shieh Shueh Yau, Ricardo Azevedo, Nathália Grippa, Karen Minoda, Rodrigo Chedid
  • Coautora: Carolina Ribeiro
  • Projeto E Execução De Estrutura De Madeira: Orbital Estruturas de Madeira
  • Projeto De Fundação: Prodenge Engenharia e Projeto Ltda
  • Consultoria De Fundação: MG&A Consultores de Solos
  • Consultoria E Execução De Fechamentos Em Taipa: Taipal Construções em Terra
  • Telhas Metálicas: Perfilor
  • Instalação De Telhado: Ideal Coberturas
  • Cidade: Valinhos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, Aido
© Fernando Stakuns

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu da necessidade de ampliação da escola, e do desejo da comunidade em permanecer no atual endereço. Assim, as salas de aula deixaram de ser ambientes adaptados na antiga residência e ganharam instalações apropriadas: salas hexagonais, seguindo aspiração do corpo pedagógico por uma arquitetura antroposófica.

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Fernando Stakuns

De acordo com o pensamento de Rudolf Steiner, deve-se evitar a adoção de ângulos retos e sim trabalhar os ambientes com formas mais orgânicas – o que seria mais acolhedor aos alunos. Daí a opção por salas de aulas em formatos de hexágonos e telhados inclinados. Outro importante aspecto do projeto é a modularidade e ampliação por fases subsequentes, de maneira a acompanhar o crescimento da escola (que em fevereiro de 2019 atingiu o 3º ano do ensino fundamental brasileiro).

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Fernando Stakuns
Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Imagem 21 de 22
Planta
Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Fernando Stakuns

Com a importante premissa de uma construção desmontável, optou-se por um sistema construtivo cuja estrutura é leve e rápida de instalar, em peças de madeira de lei. Por se tratar de um terreno atualmente alugado, o investimento em novas salas haveria de ser desmontável para eventual relocação em outra propriedade. Assim, pilares, vigas, terças são relocáveis. Telhas, portas e janelas também. Os únicos itens que não são possíveis de reaproveitar são fundação (por motivos evidentes) e paredes.  Para as paredes, reservou-se um caráter especial.

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Stakuns

Por se tratar de uma escola associativa, em que os pais participam ativamente, pretendeu-se criar uma atividade construtiva que desse senso de pertencimento ao grupo. As paredes são fechadas com a tradicional técnica de taipa de mão. Entre a estrutura principal de madeira, foram dispostas ripas de madeira.  A malha dá suporte ao “sopapo de mão”, barro compactado manualmente pelos pais e crianças numa atividade lúdica e bastante simbólica.  

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Viga
© Fernando Stakuns

Especialistas em taipa (Arqºs André Heise e Márcio Hoffmann - Taipal Construções em Terra) ministraram um curso prático de capacitação à comunidade da Ecoara, e também aos pedreiros da obra. A ideia é difundir o emprego da técnica, esquecida em sua versão tradicional e ainda pouco difundida em sua versão moderna, agora com os devidos controles tecnológicos da mistura.  

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Fernando Stakuns

Pretende-se uma parede com bom conforto térmico, e que “respire”.  Possivelmente, a característica mais interessante da técnica é a “retornabilidade” do material ao meio natural – a terra volta a ser terra.  Para isso, não há a adição de química nesse projeto (aglomerantes ou hidrofugantes). As telhas são em aço pré-pintadas, formando um sanduíche de lã de rocha. A face inferior do conjunto é com telha perfurada, de modo a permitir a absorção acústica apropriada para salas de aula. A expectativa do projeto é que a escola, tanto por sua planta de salas hexagonais dispostas a criar uma alameda central, quanto pelo tipo de construção possa nutrir a comunidade além das salas de aulas.

Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Fernando Stakuns

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valinhos, State of São Paulo, 13274-465, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Waldorf Ecoara / Shieh Arquitetos Associados" 08 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945031/escola-waldorf-ecoara-shieh-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.