Casa Rural / HBG Arquitectos

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Rural / HBG Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Aldeia de João Pires, Portugal
  • Arquitetos: HBG Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, Anicolor, Around the Tree, AutoDesk, CT - Cobert Telhas, Carpintaria António Neves Castanheira Sousa, Dow Building Solutions, Efapel, GSI, JNF, Mapei, Margres, Neuce, Ofa, Oli, Pladur, Revestech, Roca, Rodi, Saint-Gobain, +4
  • Arquiteto Responsável: Henrique Barros-Gomes
  • Engenharia: OMF – Engenharia de Edifícios
  • Paisagismo: HBG Arquitectos
  • Cidade: Aldeia de João Pires
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era transformar um antigo forno comunitário, propriedade da família do cliente há décadas, numa confortável casa de férias, com um quarto e espaço para reunir a família quando necessário. A construção original era um pequeno volume de piso único e cobertura de duas águas, com grossas paredes de granito. Uma área murada, incluindo um alpendre em ruínas, complementava a propriedade. A região tem invernos muito frios e verões escaldantes. De acordo com as especificações do cliente, a intervenção deveria proporcionar boas condições de conforto para ambas as situações

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Ricardo Oliveira Alves
Casa Rural / HBG Arquitectos - Imagem 26 de 35
Planta - Térreo
Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Viga, Janela
© Ricardo Oliveira Alves

Localizada numa pequena e bem preservada aldeia do centro rural de Portugal, próxima da fronteira, a casa estava, como muitas em seu redor, fechada e sem uso há mais de meio século. Tinha, no entanto, uma serena dignidade e uma beleza triste. O potencial estava definitivamente lá.

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Ricardo Oliveira Alves

O projeto assumiu vários objetivos essenciais:
-       Manter as bonitas paredes exteriores, ampliando-as até à altura da construção vizinha, permitindo obter maior volumetria e a possibilidade de construir um mezanino.
-       Manter o exterior discreto e tradicional, assumindo a possibilidade de converter o interior num espaço muito mais contemporâneo e interessante.
-       Compensar a falta de espaço reduzindo a compartimentação ao essencial, procurando também uma certa qualidade volumétrica.
-       Converter a área murada num pequeno jardim, com um espaço coberto para acolher refeições exteriores e um elemento de água para amenizar os tórridos verões.

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

Um exterior sóbrio, onde o rude granito é o elemento dominante, não se distingue especialmente das construções envolventes, mas contrasta com um interior de feição claramente contemporânea, acolhedor e confortável, delicadamente trabalhado e com uma luminosidade surpreendente, tendo em conta que as construções tradicionais da zona são por norma escuras e pouco iluminadas. Um interior organizado como um loft integra as áreas de cozinha, de estar e de refeições num único espaço ao nível da entrada, enquanto as áreas mais íntimas da habitação estão alojadas num mezanino.

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Ricardo Oliveira Alves
Casa Rural / HBG Arquitectos - Imagem 29 de 35
Corte A
Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves

O principal elemento focal da intervenção é a escada/banco/mesa/lareira, concebido de forma personalizada para a casa, que estabelece todas as regras para a construção. É este o elemento gerador das geometrias internas, o fio condutor de todo o projeto, que acentua a verticalidade do espaço de pé-direito duplo. É também uma reinterpretação do Showroom Olivetti em Veneza, de Carlo Scarpa, numa humilde homenagem ao grande mestre italiano.

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Ricardo Oliveira Alves
Casa Rural / HBG Arquitectos - Imagem 31 de 35
Corte C
Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

A entrada de luz é controlada com grande cuidado, através de diversas aberturas zenitais que produzem efeitos dramáticos na pedra apicoada e nos elementos de madeira que proliferam pela casa, alterando a sua ambiência ao longo de todo o dia.
Carpintarias personalizadas ajudam a conferir qualidade ao espaço, enquanto providenciam múltiplas zonas de arrumação. O pátio murado inclui um alpendre, um jardim, algumas árvores que envelhecerão com a casa e uma pequena piscina com os bordos revestidos em pedra. Uma floreira elevada, em aço corten, aguarda pelas plantas que irá albergar.

Casa Rural / HBG Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rural / HBG Arquitectos" 21 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945026/casa-rural-hbg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.