Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoRestaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, CadeiraRestaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, CozinhaRestaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Details Mind, Maria Menino Interiores, Viúva Lamego, Wonder Wall, ZUIVER
Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Arco, Viga, Arcada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Restaurante o Marco é um projeto de remodelação interior de um restaurante já existente no Largo de Santos em Lisboa, que tem como objetivo a renovação dos ambientes nas diferentes salas de refeição. Com as premissas apresentadas pelo cliente, que tinha como objetivo a intervenção nas salas de refeição, simples e de baixo custo, sem recorrer à alteração do layout existente, o foco do projeto foi a harmonização dos materiais, cores e elementos existentes no espaço. A proposta incidiu então em três focos principais: a alteração e harmonia das cores existentes no espaço, a reorganização da zona de serviço e a proposta de novo mobiliário. Nesse sentido, e após a leitura dos elementos que mais caracterizavam o espaço, nomeadamente os pilares e arcos existentes, as estruturas fixas laterais de mesas de refeição e o material de revestimento das paredes laterais, decidimos mante-los e trabalhar a partir deles.

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ivo Tavares Studio
Planta - Térreo
Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Partindo da cor e da estrutura que reveste as paredes laterias da sala principal, que se assumia muito no espaço, recorreu-se à utilização de uma cor aproximada para as superfícies amplas da sala, bem como tetos e estruturas de ventilação. Recorrendo às cores da marca, foi proposta uma alteração das mesmas de forma a encontrar um equilíbrio nos elementos em que se assumiam, como os têxteis, e propondo a sua utilização em novos elementos, nomeadamente o balcão e as escadas. Nesse sentido e de forma a interligar a sala do piso 0 com a sala do primeiro piso, foi proposta a continuidade do elemento das escadas que se assume no piso térreo ao perlonga-las em forma de lambrim no primeiro piso. O lambrim no primeiro piso, acaba por se destacar devido à cor, ao mesmo tempo que protege e harmoniza os diferentes espaços antesdescaracterizados

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Ivo Tavares Studio

Para a zona de serviço é proposto o desenho de um balcão e mobiliário de arrumação fixo de forma a reorganizar toda a zona e albergar as novas necessidades do dono de obra. O balcão é redimensionado e desenhado de forma a inserir a estrutura de cervejas necessária e assume-se no espaço como um elemento de destaque pela sua materialidade e cor. É proposto ainda a inserção de mobiliário fixo, entre eles uma estante para bebidas e copos que acaba por encerrar a zona de serviço, de forma a não estar tão exposta.

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Escada, Iluminação, Corrimão
© Ivo Tavares Studio
Cortes
Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Parte importante da proposta é focada na alteração e inserção de alguns elementos de mobiliário de forma a conjugar os materiais existentes no espaço, entre eles a substituição dos separadores e dos tampos da estrutura das mesas laterias, a alteração da iluminação sobre essas mesas e a proposta de novas cadeiras e mesas desenhadas para o espaço. É ainda desenhado um canteiro sobre a estrutura das mesas fixas, que se transforma em lambrim ao longo do espaço de forma a unificar todos os elementos, ao mesmo tempo que permite a instalação das paredes verdes.

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Janela, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

O projeto é então uma intervenção muito cirúrgica ao nível do desenho que se propõe a criar  ambiências a partir da alteração de apenas alguns elementos existentes no espaço, que assumem um novo sentido. Desta forma, a partir de uma intervenção simples e de baixo custo é possível criar um novolugar.

Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Porta
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Largo de Santos, 1200-109 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Marco / FMJPC Arquitetura e design" 04 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945021/restaurante-marco-fmjpc-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.