Biblioteca Municipal Het Predikheren / Korteknie Stuhlmacher Architecten + Callebaut Architecten + Bureau Bouwtechniek

Biblioteca Municipal Het Predikheren / Korteknie Stuhlmacher Architecten + Callebaut Architecten + Bureau Bouwtechniek

© Luuk Kramer© Luuk Kramer© Karin Borghout© Karin Borghout+ 25

  • Equipe Korteknie Stuhlmacher Architecten:Mechthild Stuhlmacher, Arne Weiss, Rien Korteknie, Sjoerd de Boer, Jille Koop, Ainhoa Barron, Ilana Ginton, Leonie Boelens, Antonia Reif, Titus Lammertse, Mark Jongerius, Myra Nijman, Andri Tsiouti, Nicole Chmielinksi, Cornelia Bräuer, Brian Murphy, Xianglyu Li, Laura Gomez, Jara Baarlink, Darlene Tsai, Maurice Tjon, Keimpke Zigterman
  • Equipe Callebaut Architecten (Restoration):Wouter Callebaut, Cedric D’Haese, Thaïs De Pau, Iris Bauwens, Jolien Vermeulen, Laur Van Nieuwenborgh, Maaike Blancke, Frederik Temmerman, Nicholas Matthijs
  • Equipe Bureau Bouwtechniek (Technical Advisor):Gert Biebauw, Willem Broekaert, Bert van den Bergh, Gretel De Smet, Glenn Verdyck
  • Clientes :City of Mechelen
  • Engenharia Estrutural:ABT Antwerpen
  • Instalações:RCR Herent
  • Restauro:Callabaut Architecten
  • Consultoria Técnica:Bureau Bouwtechniek
  • Construtor:Renotec (roof and façades), Monument (interior)
  • Sinalização:Het Echte Werk
  • Cidade:Mechelen
  • País:Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Predikherenklooster é um edifício mais do que impressionante. O mosteiro barroco começou sua construção a partir de 1650 e foi consagrado no século XVIII. Nos séculos 19 e 20, foi usado principalmente para fins militares e foi abandonado em 1975. O projeto foi desenvolvido respeitando as características particulares do edifício existente. O programa, os espaços e o conceito para a restauração, bem como as instalações técnicas, e todas as intervenções estruturais, visam preservar e reforçar as características originais. O edifício tem uma organização simples que consiste em um anel externo composto por amplas salas multifuncionais, um anel interno (o claustro), o pátio, o sótão e a igreja. Ao longo dos anos, a construção foi totalmente preservada e pode ser experienciada em qualquer lugar do edifício.

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Para definir o programa, essa estrutura arquitetônica e o caráter dos espaços foram o ponto de partida. Consideramos as imperfeições do edifício, resultantes tanto das várias modificações ao longo dos vários séculos, quanto da negligência nas últimas décadas, como sua grande força. A restauração busca preservar os traços de sua longa e tumultuada história. Evitou-se reconstruir seu estado original: renovações posteriores, acréscimos e traços de deterioração permanecem visíveis tanto dentro como fora. As características distintas do edifício e suas cicatrizes são parte integrante e são tão atraentes quanto perturbadoras, segundo os arquitetos.

© Karin Borghout
© Karin Borghout

Os quartos no térreo incluem o hall de entrada, o café e o restaurante. O pátio serve como um terraço e uma "sala ao ar livre" multiuso. Com suas várias entradas, aberturas e funções públicas ', o térreo abre o edifício para a cidade. As instalações da antiga biblioteca monástica estão localizadas no primeiro andar do anel interno. Essas salas, com seus belos tetos abobadados, proporções dignas e luz suave, são ideais para uso como uma biblioteca de estudos clássica. Os espaços ao redor dele no anel externo servem como espaços de escritório e salas de aula que são multifuncionais e intercambiáveis. Em contraste com as outras salas do mosteiro, o sótão está livre de significado e histórias religiosas.

© Karin Borghout
© Karin Borghout

Com sua estrutura monumental de madeira, o sótão é uma sala cheia de histórias e associações e, para os arquitetos, o local ideal para uma biblioteca geral para crianças e adultos. Para obter luz natural adicional e melhores vistas da cidade, adicionamos várias aberturas zenitais. Estamos cientes de que o papel da mídia impressa, livros e outras fontes de informação será diferente no futuro.

© Karin Borghout
© Karin Borghout

No entanto, acreditamos que as bibliotecas, como salas de estar públicas e ambientes de trabalho coletivos, podem continuar a desempenhar um papel vital na vida pública de nossas cidades. O edifício deve seu charme ao poder atemporal do antigo mosteiro. Devido ao seu interior impressionante, a nova biblioteca tem o potencial de se tornar um importante local social em Mechelen e uma atração duradoura. Nos próximos anos, o Predikherenkloooster se tornará, como disse o prefeito, "um centro literário de bem-estar".

© Luuk Kramer
© Luuk Kramer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Goswin de Stassartstraat, Mechelen, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Municipal Het Predikheren / Korteknie Stuhlmacher Architecten + Callebaut Architecten + Bureau Bouwtechniek" [City Library Het Predikheren / Korteknie Stuhlmacher Architecten + Callebaut Architecten + Bureau Bouwtechniek] 06 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945005/biblioteca-municipal-het-predikheren-korteknie-stuhlmacher-architecten-plus-callebaut-architecten-plus-bureau-bouwtechniek> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.