Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, VigaEstação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de InterioresEstação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de ExteriorEstação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de ExteriorEstação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Stefan Prins, Jeroen de Willigen
  • Equipe De Projeto: Nanne de Ru, Erik Roerdink, Dik Houben, Maarten Diederix, Eric van Keulen, Erwin van Strien, Ben van der Meer, Max Tala Nossin, Tjeerd Jellema, Yoon Kyun (Peter) Lee, Marc Beeftink, Chris ten Have, Julius Kirchert, Paul Rikken, Katarzina Klepacz, Jeffrey Ouwens, Martijn Korendijk, Freddy Siekmans, Martine Drijftholt, Kris Schaasberg, Richard Vrijland
  • Cliente: Assen municipality, ProRail, NS
  • Engenharia Estrutura Geral: Gilbert van der Lee, Breed Integrated Design
  • Engenharia Estrutura De Madeira: Miebach Ingenieurbüro
  • Consultor De Mobilidade: InVra plus
  • Consultor De Instalações: Adviesbureau VanderWeele
  • Consultor Segurança Contra Incêndio: Munnik Brandadvies
  • Construtora: Hegeman
  • Execução Estrutura Em Madeira: Heko Spanten
  • Execução Estrutura Em Aço: Broeze
  • Cobertura Translúcida: Licotec
  • Cidade: Assen
Mais informaçõesMenos informações
Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente, a estação central da cidade holandesa de Assen era um edifício fechado e isolado de seu entorno imediato, um lugar de passagem e sem conexões imediatas com o espaço urbano ao seu redor. Pensando nisso, a prefeitura de Assen decidiu intervir, encomendando um novo projeto para uma das principais portas de entrada de sua cidade. A nova estação de Assen, projetada pela Powerhouse Company + De Zwarte Hond, é um edifício leve, transparente e intimamente conectado com a estrutura urbana do bairro. Concebido como um edifício de duas frentes, o projeto da nova estação opera como uma espécie de ponte, aproximando duas cidades anteriormente divididas pela ferrovia. Através da geometria aguçada de sua enorme estrutra de cobertura de madeira, a nova estação de Assen se apresenta como um espaço acolhedor e convidativo, trazendo novos ares para esta pequena cidade no norte da Holanda.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores
© Sebastian van Damme

Uma cobertura artesanal de madeira. Cobrindo uma área total de mais de 3.000 m², a estrutura da cobertura do edifício foi inteiramente executada em madeira de reflorestamento, fazendo do novo terminal de Assen a única estação de trens da Holanda completamente protegida por uma estrutura deste tipo.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, Viga
© Sebastian van Damme

Como um dos pontos fortes deste projeto, a sustentabilidade foi levada às últimas consequências, demandando muita seriedade por parte dos arquitetos ao longo do processo. A escolha por um sistema construtivo em madeira também tem a ver com a própria vocação da cidade de Assen em quanto exemplo de sustentabilidade urbana no país. Concebida como uma estrutura vazada e translúcida, a cobertura de madeira da estação permitiu aos arquitetos criar um edifício leve e transparente além de uma atmosfera convidativa e acolhedora para os viajantes. Sua trama aberta marcada por robustas vigas de madeira criam um dinâmico jogo de luz e sombra ao longo dos espaços da estação. Com uma altura total de dez metros e um perímetro triangular de arestas irregulares com comprimentos de 78, 88 e 90 metros, a enorme superfície de vidro da cobertura encontra-se delimitada por um enorme beiral jardim, proporcionando sombra e melhores condições de conforto no interior da estação. Além disso, esta área verde suspensa praticamente dispensa manutenção, enquanto as colunas e bordas do telhado receberam um acabamento em aço pintado, harmonizando com a cor e textura das vigas de madeira. Contando com uma estrutura metálica independente, a cobertura da estação permite que o programa funcional possa ser organizado e reorganizado livremente, isso porque o projeto prevê futuras alterações para acomodar o previsto aumento no número de passageiros e visitantes ao longo dos anos.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Sebastian van Damme
Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, Viga
© Sebastian van Damme

Sob uma enorme cobertura unificada, o programa da estação foi diluído, encaixando os diferentes usos e funções a medida que cria uma série de espaços intersticiais de uso público. A organização dos fluxos e programas do edifício proporcionou ainda a criação de uma estrutura aberta, acessível e integrada. Os volumes fechados foram executados em tijolos e cantos arredondados. De tons vermelho-púrpura, os tijolos foram escolhidos por sua semelhança com a cor do piso utilizado no projeto de reurbanização da área externa da estação. Desta forma, o edifício opera como uma extensão do espaço público, marcando o início da rota acessível que leva ao centro da cidade.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Egbert de Boer

Apesar de estar um pouco afastado do centro histórico de Assem, o novo edifício da estação está longe de ser uma estrutura urbana isolada de seu contexto. Profundamente integrado na estrutura do bairro, a nova estação de trens de Assen é o ponto focal do novo eixo de desenvolvimento urbano da cidade, um percurso acessível que pretende conectar a área central de Assen com os bairros da zona leste.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme
Planta - térreo
Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Sebastian van Damme

A ampla cobertura de forma triangular foi concebida para abrigar as novas linhas ferroviárias que passam pela estação central de Assen conectando o centro da cidade com as demais áreas urbanizadas à leste e oeste. Os complexos fluxos das linhas de transporte urbano foram resolvidos com a criação de um novo túnel e passarela para pedestres, além da restauração completa do túnel da ciclovia existente e a adição de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 2.600 bicicletas. Esta operação permitiu aos arquitetos liberar uma enorme área da estação para o fluxo de pedestres, um passeio público que agora conta com vegetação abundante e áreas verdes de qualidade, minimizando ainda o fluxo de veículos motorizados no entorno da estação.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Sebastian van Damme

A partir de um gesto arquitetônico elegante e respeitoso para com a cidade, a nova Estação de Assen se revela como um edifício convidativo e aconchegante, profundamente conectado ao espaço urbano e a vida cotidiana de seus habitantes.

Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Assen, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Assen / Powerhouse Company + De Zwarte Hond" [Assen Station / Powerhouse Company + De Zwarte Hond] 06 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944963/estacao-de-assen-powerhouse-company-plus-de-zwarte-hond> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.