Casa do grande arco / Frankie Pappas

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, VigaCasa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de InterioresCasa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de ExteriorCasa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de ExteriorCasa do grande arco / Frankie Pappas - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Frankie Pappas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe
  • Equipe De Projeto: Frankie Pappas
  • Engenharia E Construção: Frankie Pappas
  • Paisagismo: Frankie Pappas
Mais informaçõesMenos informações
Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior
© Frankie Pappas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Grande Arco, é um projeto único implantado em um lugar singular, entre o penhasco e a floresta no coração de uma reserva natural em meio as montanhas Waterberg, na província de Limpopo, África do Sul, uma paisagem de árvores frondosas, falésias inspiradoras e abundante vida selvagem.

A principal demanda dos clientes era que o edifício desaparece em meio a paisagem, encaixado na borda do penhasco, entre árvores e rochas, um lugar onde os seus moradores sabem muito bem que não estão sozinhos, e é dessa simbiose que nasce o projeto da casa do grande arco.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior, Madeira, Terraço
© Frankie Pappas
Planta - 1º pavimento
Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Viga
© Dook for Visi

Procurando encaixar a casa entre a floresta e o penhasco, proporcionando deslumbrantes vistas desde seus espaços interiores, os arquitetos optaram por construir uma estrutura que ultrapassa a copa das árvores, criando um espaço que se camufla na paisagem, emprestando suas cores e materialidade do seu contexto específico, encontrando seu lugar por entre os troncos e rochas que se espalham pelo terreno.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Dook for Visi

Para este projeto, o arquiteto Frankie Pappas fez uso de uma palheta de materiais bastante enxuta e singela, a qual contribui para fazer com que o edifício se camufle ao entorno, ressoando a materialidade do lugar através de seus espaços interiores e exteriores. O acabamento em tijolo à vista foi escolhido para combinar com a cor da pedra de arenito que constrói a paisagem rochosa da montanha Waterberg, construindo uma ‘ponte’ entre a arquitetura e a natureza exótica de Limpopo. Outro importante material é a madeira, proveniente de plantações certificadas e sustentáveis da região, enquanto o vidro e o alumínio completam respectivamente os fechamentos e a estrutura da casa.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Interiores
© Dook for Visi

O primeiro pavimento abriga tanto o pátio de acesso, a sala de estar e a sala de jantar — ambas abertas para o sol do norte — quanto a área da cozinha que se abre para um deque sombreado junto a área externa com piscina e lareira. É neste espaço aberto sob a copa das árvores que se desenvolve a maior parte da vida cotidiana da casa, abrigando não apenas a área social mas também uma biblioteca junto a um pequeno banco de leitura acolhido sobre o grande arco da casa. Abaixo, a adega subterrânea fornece o espaço perfeito para à cura de carnes, armazenamento de alimentos frescos e vinhos.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior, Jardim
© Frankie Pappas
Perspectiva isométrica
Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior, Jardim
© Dook for Visi

O projeto da casa do grande arco foi resolvido em um volume simples e incrivelmente esbelto — 3,30 metros de largura total —, uma solução que nos permitiu encaixar o edifício em uma pequena clareira da floresta, o que nos permitiu preservar cada uma das incontáveis árvores do terreno. Desta forma, este volume inicial foi sendo esculpido de acordo com as possibilidades que a vegetação existente nos proporcionava, abrindo aqui e ali para criar novas frentes e iluminar os espaços interiores da casa. Durante o processo de projeto, desenvolvemos um modelo 3D com todas as informações paisagísticas do terreno, o que nos permitiu estudar em detalhe todas as possibilidades de intervenção no terreno sem prejudicar uma árvore sequer. Essencialmente, este projeto nasceu e floresceu em meio à uma floresta digital.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior
© Frankie Pappas

Como se pode ver, nossos clientes são apaixonados pela natureza. Eles desejavam viver em meio aos pássaros e mamíferos que habitam as densas florestas tropicais da África do Sul. Com este projeto, eles nos convidaram a descobrir as belezas inspiradoras da paisagem extraordinária de Limpopo e Waterberg. Além disso, eles são grandes entusiastas da educação ambiental na região. Eles trabalham com jovens e comunidades carentes, compartilhando a sua experiência de forma a promover a conscientização da população local à respeito dos valores da reserva natural e como promover a preservação da sua flora e fauna.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior
© Frankie Pappas
Planta - cobertura
Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior, Madeira
© Frankie Pappas

O projeto da Casa do Grande Arco surge da necessidade de dar exemplo, de mostrar que é possível construir sem desmatar, edificar uma arquitetura em perfeita simbiose com a natureza. Emprestando as suas formas e escala da cadeia de montanhas vizinhas, este é um projeto de arquitetura profundamente enraizado em seu contexto específico, isso significa que ele não poderia existir em nenhum outro lugar senão este.

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior
© Frankie Pappas

Concebida inteiramente como uma casa “off-the-grid”, esta é a maior inovação e contribuição deste projeto para a salva-guarda da reserva natural onde esta inserido. Isso significa que toda a água utilizada no edifício é coletada na cobertura da casa e filtrada. As águas cinzas e pretas são armazenadas, processadas e filtradas por um sistema de raízes. A energia consumida na casa provêm dos seus mais de 16 metros quadrados de painéis fotovoltáicos instalados na cobertura, e o que é ainda mais importante são as estratégias passivas utilizadas neste projeto, permitindo uma ventilação natural constante que resulta em uma demanda energética mínima dos sistemas mecânicos de condicionamento de ar. "Para nós, arquitetura, paisagem e natureza não podem ser separadas em diferentes categorias, e este projeto nos mostra que elas podem sim, ser compreendidas como uma coisa só e em perfeita harmonia".

Casa do grande arco / Frankie Pappas - Fotografia de Exterior
© Frankie Pappas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do grande arco / Frankie Pappas" [House of the Big Arch / Frankie Pappas] 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944101/casa-do-grande-arco-frankie-pappas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.