Hospedaria Menina Colina / Floret

Hospedaria Menina Colina / Floret - Janela, Fachada, Balcão, AidoHospedaria Menina Colina / Floret - Janela, Viga, CorrimãoHospedaria Menina Colina / Floret - Mesa, Janela, Cama, Dormitório, VigaHospedaria Menina Colina / Floret - Escada, Porta, Arco, Corrimão, PilarHospedaria Menina Colina / Floret - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Floret
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1113
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, AutoDesk, Berker, Bosch, CIN, Caixibel, Cimpor, Cinca, DANOSA, DDL, Daikin, Diera, Duravit, Geberit, Gyptec, Jaga, Mapei, Robbialac, Sika, Trox, +1
Mais informaçõesMenos informações
Hospedaria Menina Colina / Floret - Janela, Fachada, Balcão
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta reabilitação assume, sem qualquer pudor, o seu conservadorismo. Tratando-se de um legado de excepcional qualidade e extremamente bem conservado por se ter mantido em uso ininterrupto, sempre pela mesma família desde de meados do século XIX até ao início do século XXI, o desafio foi compatibilizar a preservação do existente com os novos usos e a introdução de infraestrutura. O plano de intervenção passou por reabilitar toda a estrutura existente, incluindo os vigamentos em madeira e as paredes autoportantes de alvenaria de granito, a clarabóia e preservar os estuques decorativos e carpintarias de época. Os alçados foram mantidos na sua integridade, tendo-se demolido as marquises em madeira do piso 1 e 2 que foram acrescentadas tardiamente. 

Hospedaria Menina Colina / Floret - Porta, Janela, Pilar, Viga
© João Morgado
Hospedaria Menina Colina / Floret - Imagem 20 de 34
Planta Piso -1
Hospedaria Menina Colina / Floret - Escada, Porta, Arco, Corrimão, Pilar
© João Morgado

O programa de base do projeto exigia a adaptação da habitação unifamiliar para alojamento local, loja e estabelecimento de restauração e bebidas, passando pela criação de 9 quartos para alojamento turístico, pela delimitação de uma zona de comércio, pelo desenho de um restaurante e pela organização dos espaços técnicos associados às diversas funções que compõem este edifício. No interior manteve-se a configuração original, salvando grande parte das paredes existentes. Desta forma a compartimentação foi respeitada e apenas foram introduzidas as alterações necessárias para adaptar o edifício à sua nova utilização.

Hospedaria Menina Colina / Floret - Janela, Escada, Corrimão
© João Morgado
Hospedaria Menina Colina / Floret - Imagem 29 de 34
Corte
Hospedaria Menina Colina / Floret - Janela, Corrimão
© João Morgado

Um outro aspecto muito relevante desta intervenção foi a recuperação do jardim do logradouro. Os interiores dos quarteirões da cidade do Porto, caracterizam-se por serem espaços verdes com uma grande diversidade de espécies vegetais, nomeadamente de espécies exóticas trazidas do Brasil, já para não falar das variedades de camélias às quais a cidade presta um discreto culto desde do século XIX.

Hospedaria Menina Colina / Floret - Porta, Viga
© João Morgado

Este processo envolveu uma metodologia complexa com a incorporação dos contributos de vários intervenientes orientados pelo fio condutor da arquitectura. Foi recolhida toda a informação e documentação disponível no arquivo histórico sobre o imóvel e, em simultâneo, realizaram-se os trabalhos de inspecção e diagnóstico da estrutura. A recolha desta informação permitiu aos projectistas moldar o programa ao potencial do próprio edifício. A fase de projecto integrou um especialista em história da arte e história local que elaborou um trabalho de pesquisa de grande profundidade que nos permitiu compreender as relações históricas do edifício com a envolvente, em como a história do próprio edifício, dos seus proprietários e as várias funções que este foi desempenhando ao longo dos tempos.

Hospedaria Menina Colina / Floret - Mesa, Janela, Cama, Dormitório, Viga
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hospedaria Menina Colina / Floret" 18 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943882/hospedaria-menina-colina-floret> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.