Residência VGI / Pranala Associates

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto
© Mario Wibowo

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroResidência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Vidro, AidoResidência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VidroResidência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Exterior, MadeiraResidência VGI / Pranala Associates - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Pranala Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  523
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Aluplus, AutoDesk, Daikin, Duravit, Emerald, Mackenzie, Mowilex, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Ronald Pallencaoe, Erick Laurentius, Darius Tanujoyo
  • Cidade: Norte Jacarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência localizada no norte de Jacarta, na Indonésia. O projeto desta casa foi concebido principalmente em consideração a dois desafios principais. O primeiro é o clima extremamente quente e úmido do norte de Jacarta e o segundo é o tamanho do terreno de 288 metros quadrados, de forma longa e estreita (9x32 metros). Nesse sentido, parte do nosso espírito de projeto é confiar, tanto quanto possível, nos princípios articulados de refrigeração passiva e ventilação natural através de uma compreensão rigorosa das condições do local e do clima. Portanto, a casa é projetada como uma espécie de "aparelho respiratório", em constante fluxo, circulando o ar através de uma sequência de três vazios interiores que funcionam como espaços comuns e de circulação. À medida que o ar é canalizado através do terreno estreito e parecido com um corredor, ele é atraído para dentro da casa pela entrada principal e depois canalizado através dos espaços internos que atingem todas as partes da edificação.

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Vidro
© Mario Wibowo

Devido às dimensões estreitas do terreno, as paredes são usadas como a membrana externa da casa, enquadrando pequenos jardins cheios de luz natural e vegetação tropical ao redor da casa. Esses jardins e os vazios internos mencionados acima funcionam como poços de luz semi-vegetados, combinando dimensões interiores e exteriores enquanto sintetizam uma atmosfera tropical suave dentro deste espaço urbano.

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Exterior, Madeira
© Mario Wibowo
Planta - Primeiro Pavimento
Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Vidro
© Mario Wibowo

No contexto climático do século XXI, esta casa tenta maximizar a luz natural, o ar fresco e a eficiência energética geral, incorporando sistemas de ar condicionado que podem ser compartimentados ou contidos em todos os espaços interiores através de uma série de portas e janelas.

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Madeira
© Mario Wibowo
Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Interiores, Vidro, Aido
© Mario Wibowo

As considerações ambientais deste projeto também são refletidas na paleta de materiais da casa. Por exemplo, concreto e mármore foram selecionados para manter uma atmosfera fria em casa, mantendo os interiores bem isolados do calor tropical de Jacarta. A madeira Ulin foi selecionada para todos os detalhes de madeira externa devido à sua incrível resiliência em um clima tropical desafiador. Portanto, a seleção de materiais vai além das considerações estéticas e permite ainda mais a ambição de design desta casa em minimizar a manutenção e o consumo geral de energia.

Residência VGI / Pranala Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência VGI / Pranala Associates" [VGI House / Pranala Associates] 17 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943879/residencia-vgi-pranala-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.