Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, EscadaReforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, CozinhaReforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, VidroReforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Tijolo, VidroReforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Mais Imagens+ 19

Barcelona, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Ceràmica Ferres, Cortizo, Gradhermetic, Mosaics Planas, Roca
  • Arquitetos Encarregados: Adrià Escolano, David Steegmann
  • Arquiteto: Alex Gràcia
  • Estrutura: Joan Ovejero
  • Construção: Axis Patrimoni / Constructiva Global
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar sobre uma preexistência Frankenstein: uma casa auto-construída durante duas gerações, sobre a qual se iniciou uma reforma para transformá-la em um residência unifamiliar no início dos anos 2000, interrompida pela última crise econômica. Uma série de espaços internos sem escala, sem forma e sem hierarquia, resultado de múltiplas modificações, remoções e demolições.

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© José Hevia
Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Vidro
© José Hevia

O projeto resolve a divisão desta proto-casa em duas unidades independentes, tomando como referência o funcionamento dos dispositivos lúdicos, que organizam o programa a partir das categorias de bastidores (ou "backstage"), fachadas e espaços "por trás dos bastidores".

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores
© José Hevia

O projeto se concentra nos bastidores, articulando em um único móvel técnico, presente nos três pavimentos da casa, as instalações, armazenamento e equipamentos necessários. Os painéis de fechamento do móvel, um cenário suspenso, constroem uma paisagem de fundo para o espaço habitável.

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Por uma demanda dos clientes, que se dedicam à decoração de sets publicitários, o "frontstage" se entende como o espaço restante e não se submete a nenhuma ação de desenho, mantendo inalterada sua morfologia: eles ativaram esse espaço a partir do mobiliário. As intervenções, toda sob um mesmo tom cromático, se limitam à abertura das janelas e portas, o piso, e à aplicação de isolamentos e rebocos em todas as faces visíveis.

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Vidro
© José Hevia

A terceira categoria, os espaços "por trás dos bastidores" são aqueles programas que ficam fora do espaço central mas que complementam o funcionamento das duas residências. São, em cada andar, associações entre os banheiros e os espaços externos e de circulação, que se resolvem em conjunto a partir de uma única materialidade.

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo
© José Hevia
Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Exterior, Tijolo, Aido
© José Hevia

El Guateque é um artefato cenográfico.

Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN" [Reforma El Guateque / ESCOLANO + STEEGMANN] 16 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943771/reforma-el-guateque-escolano-plus-steegmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.