
-
Arquitetos: Frederico Trevisan Arquiteto
- Área: 464 m²
- Ano: 2020
- Fotografias: Adriano Pacelli
-
Fabricantes: Tramontina, Schneider Electric, Alcoa, Deca, Decortiles, Finottato, Nacional Telha, Nemetschek, Roca, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio ao tecido urbano de Campinas, em um resquício de mata nativa, está imersa a Casa BD. A demanda do cliente por um refúgio, encontrou nesse terreno de características únicas, o contexto ideal. Suas dimensões e vegetação exuberante trouxeram para o projeto características inusitadas para uma residência em meio à cidade, criando uma atmosfera ideal ao convívio e contemplação da natureza.

A orientação solar, topografia e o posicionamento das árvores orientaram a implantação e volumetria do projeto. Sua divisão em três blocos permitiu a preservação das árvores existentes, além de favorecer a criação de aberturas com grande aproveitamento da luz natural bem como dos diversos enquadramentos da vista da mata. O projeto possui grande integração com o ambiente externo, mas ainda assim resguarda a privacidade dos moradores em relação à rua e vizinhos. O acesso principal da casa se dá pela conexão entre os dois blocos principais, um que abriga os espaços de serviço e a área social e o outro, os dormitórios e sala de TV. A garagem fica no terceiro bloco, destacado do corpo principal da casa.



Nas áreas de convívio social, foram criadas amplas aberturas, estabelecendo grande fluidez espacial entre o interior e exterior. A inclinação da cobertura da sala dirige o olhar à mata e também ao deck, que é peça fundamental do projeto, articulando as áreas social, íntima e jardim. Dividido em dois níveis, ele oferece espaços de estar e contemplação da mata. Sua a escada dispõe de degraus alongados, que convidam a apreciação da vista.

A sobriedade das cores e materiais de acabamento dão unidade ao projeto e deixam o protagonismo para a mata, ponto principal de atenção dos moradores e visitantes.


