Seis casas em um Jardim / fala

Seis casas em um Jardim / fala
© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

© Ricardo Loureiro© Ricardo Loureiro© Ricardo Loureiro© Ricardo Loureiro+ 8

  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Ricardo Loureiro
  • Equipe Do Projeto:Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Rute Peixoto, Lera Samovich, Paulo Sousa
  • Arquiteto Paisagista:Pomo
  • Contratante:Civiflanco lda
  • Cidade:Porto
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois edifícios semelhantes, um muito longo e outro muito curto. Seis casas - quatro idênticas e duas excepcionais - em torno de um jardim comum, escondidas num quarteirão da cidade. Uma arquitectura para amarrar a realidade fragmentada.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

A composição de cada espaço interno combina linhas ortogonais, diagonais e curvas. O perímetro ligeiramente distorcido das salas define os limites; os espaços principais vêm da subtração de superfícies que definem programas secundários. Os elegantes pilares de metal trazem tensão vertical; as aberturas redondas ligam programas desiguais. Em volumes tão pequenos, esta combinação de geometrias ambivalentes resulta em espaços de estar peculiares.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro
Diagramas
Diagramas

A materialidade dos interiores segue sua complexidade espacial. As paredes são meramente brancas, as lajes e escadas em betão aparente, os pisos exibem mármore estremoz polido e o tecto inclinado é pintado de rosa. Portas de madeira, puxadores exagerados e toques de mármore rosa aqui e ali acompanham o jogo de superfícies.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

No exterior, as casas definem um meio claustro, emoldurando um jardim coletivo, onde é impossível entender onde cada casa começa ou termina. A fachada é uma sobreposição de várias linhas rítmicas - as finas colunas de metal, as portas azuis listadas, as clarabóias pretas. O tecto é feito de duas camadas: um plano ondulado rosa é flutua por baixo das chapas de metal ondulado, enfatizando a pouca espessura da superfície. Em redor, um cenário urbano honesto define o pano de fundo idílico para o exercício de arquitectura proposto.

© Ricardo Loureiro
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Seis casas em um Jardim / fala" 14 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943697/seis-casas-em-um-jardim-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.