Casa Colina / Estúdio OLO

Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de InterioresCasa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Fachada, AidoCasa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa Colina / Estúdio OLO - Mais Imagens+ 24

Tatuí, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio OLO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  407
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filipe Augusto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Deca, NBA Esquadrias, Portobello, Tarkett, Todeschini, Trimble
  • Arquiteta Responsável: Bia Guedes
  • Cidade: Tatuí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Filipe Augusto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio fechado na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, a Casa Colina foi implantada em uma cota mais elevada que a rua, seguindo o perfil natural do terreno. A estética buscou uma relação de contato e privacidade com o externo, tendo como elemento principal um painel executado com tijolos comuns maciços, tipo cobogós. O programa é de uma casa térrea com áreas bem integradas, aprimorando a interação da família no dia a dia mas também acomodando alguns eventos e amigos.

Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Filipe Augusto
Planta
Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Filipe Augusto

Decidiu-se ocupar o terreno com o arranjo em formato de L priorizando a insolação, onde a área íntima e parte da área social se abrem para a convivência no quintal ao fundo do terreno, ficando a área funcional e de serviços articuladas para a parte frontal. A fachada é composta por dois volumes de cores opostas que se encontram em um eixo central vencendo um balanço de 6 metros através de uma viga metálica revestida, em que se dá a área garagem, ao plano de fundo, o painel ripado em alumínio mimetiza as duas entradas, social e serviços, dimensionado linearmente para proporcionar o apoio interno necessário na sala. A área social, é fluída e iluminada, através do pé direito amplo, o painel de tijolos permite que a claridade permeie seus vazios durante todo o dia e também proporciona um filtro para a insolação intensa no período da tarde, garantindo um banho de luz sempre agradável.

Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores
© Filipe Augusto

O caixilho com 8 metros de comprimento emoldura o jardim e segue a proporção exata para também conter a incidência vespertina; com um peitoril amplo que avança do corpo da casa, também é utilizado como banco e apoio para objetos. Tirando partido do desnível do terreno, o quintal se conecta à casa através da varanda flutuante, com sua base recuada preenchida por vegetação; um grande beiral de laje maciça com cerca 1.70 m de balanço e 16.00 m de comprimento se projeta e faz a cobertura da área como um pavilhão de extensão aos quartos e permitindo um fluxo de transição em 360° na circulação íntima.

Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Filipe Augusto
Corte
Casa Colina / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Fachada
© Filipe Augusto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Colina / Estúdio OLO" 12 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943549/casa-colina-estudio-olo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.