Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 2 de 25Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 3 de 25Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 4 de 25Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 5 de 25Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Mais Imagens+ 20

Villa Elisa, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: Ezequiel Spinelli - Facundo S. López
  • Cidade: Villa Elisa
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 2 de 25
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma pequena casa projetada para um jovem casal, natural da Patagônia, que atualmente mora em Buenos Aires. A casa está localizada perto da cidade de La Plata, em um bairro tranquilo, que os faz lembrar das ruas de terra de sua cidade natal. Com algumas economias e um pequeno terreno, eles buscam construir seu sonho e novas memórias.

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 3 de 25
© Luis Barandiarán

Durante as primeiras reuniões, conversamos sobre as possibilidades materiais para a construção, bem como a opção em adobe, porém as condições climáticas não favoreciam este método. Desta forma, propusemos cozinhar o barro e construir a casa a partir de tijolos cozidos. Os muros, pisos e tetos são de cerâmica, já as paredes foram pintadas de branco, de forma a definir os planos verticais e ampliar o espaço. Uma abóboda, construída a partir do trabalho de um grupo de pedreiros, por meio de ripas de madeira de compensado e eucalipto, caracteriza a área de estar.

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 6 de 25
© Luis Barandiarán
Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 21 de 25
Planta - Pavimento Térreo
Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 4 de 25
© Luis Barandiarán

O tijolo recorda em sua textura a memória da queima em seu processo de fabricação nos fornos de Neuquén. Recordação que certamente seus habitantes também se apegaram.

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 10 de 25
© Luis Barandiarán
Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 18 de 25
Corte
Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 12 de 25
© Luis Barandiarán

A casa se abre para um pátio lateral, uma extensão da casa, um espaço tão importante quanto os demais cômodos. É a identidade da vida no exterior, é a galeria da fazenda, o jardim da chácara, o pátio da casa urbana. As venezianas metálicas reinterpretam as antigas "casas chorizo", proporcionando ao interior uma luz filtrada, sobreposta à textura geométrica do tijolo.

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 5 de 25
© Luis Barandiarán

A memória do fogo, também é forte para o casal, que recorda da infância no sul da Argentina. O ritual do fogo nos sugere, por um lado, uma churrasqueira, como uma saliência da parede ou uma fogueira no piso do pátio. Além disso, neste caso, o fogo será o calor e a luz de muitas noites de festa, ao som do violão, ao se aquecerem na fogueira, ou sobre as brasas do churrasco.

Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López - Imagem 7 de 25
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cerâmica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López" [Casa Cerámica / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López] 10 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943253/casa-ceramica-ezequiel-spinelli-plus-facundo-s-lopez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.