Biblioteca Deichman / Atelier Oslo + Lund Hagem

Biblioteca Deichman / Atelier Oslo + Lund Hagem

© Einar Aslaksen© Einar Aslaksen© Einar Aslaksen© Einar Aslaksen+ 31

Sentrum, Noruega
  • Arquitetos:Scenario
  • Gestão Do Projeto:AFRY Advansia
  • Engenharia Estrutural:Bollinger Grohman and Multiconsult
  • Consultoria :Multiconsult, COWI, Rambøll, Asplan Viak / Kan Energi
  • Estrutura:SKANSKA
  • Fachada:Roschmann Group
  • Interiores:AF Byggfornyelse
  • Cidade:Sentrum
  • País:Noruega
Mais informaçõesMenos informações
© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso internacional de arquitetura para projetar a nova Biblioteca Central de Oslo foi vencido pelos arquitetos Lund Hagem e Atelier Oslo em 2009. Os bibliotecários queriam um espaço que inspirasse os visitantes a explorar todas as novas instalações e atividades que a biblioteca moderna pode oferecer. Isso motivou a criar um edifício aberto e intrigante, no qual os visitantes são constantemente convidados a descobrir novos ambientes.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

O terreno é relativamente pequeno. Para evitar a construção de muitos pavimentos, o edifício se eleva acima de sua projeção: o primeiro andar fica acima da rua a leste e o quarto andar fica a quase 20 metros acima da praça urbana, criando uma cobertura que protege a entrada. Este balanço exibe o edifício para a cidade e ainda preserva a linha de visão da ópera, vizinha a biblioteca. Os pisos em balanço estão suspensos, enquanto a cobertura tem uma geometria dobrada, característica que fornece resistência estrutural.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen
Corte
Corte
© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

Para criar a sensação de abertura e conexão com a cidade, a fachada do térreo é completamente transparente. Os visitantes são recebidos por três entradas equivalentes, voltadas para direções diferentes. Três shafts cortam diagonalmente o edifício a partir de cada uma das entradas, criando vistas a diferentes seções da biblioteca.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

O  espaço público aberto domina o interior, com uma variedade de mobiliários e atividades. Espaços e nichos fechados são organizados em torno de três torres de livros independentes, liberando as fachadas e permitindo que a luz do dia flua em todas as direções.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

Salas e nichos criam arenas para instalações temporais e exposições, com uma rica variedade de cores e atmosferas. As áreas abertas têm superfícies permanentes em cores neutras e materiais robustos. As estruturas de concreto ao redor dos shafts são elementos duradouros que conferem linguagem ao edifício. 

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

A fachada combina isolamento e distribuição uniforme da luz natural. Painéis são alternados com folhas de vidro. As fachadas são relativamente fechadas para fortalecer a luz zenital e privacidade nas atividades do interior da biblioteca. Nos cantos do edifício, as janelas panorâmicas abrem-se para as diferentes vistas.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

O Deichmann Bjørvika é um edifício ecológico, com soluções inovadoras em termos de fachada, ventilação e uso de materiais.

© Einar Aslaksen
© Einar Aslaksen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Anne-Cath, Vestlys plass 1, 0150 Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Deichman / Atelier Oslo + Lund Hagem" [Deichman Library / Atelier Oslo + Lund Hagem] 12 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943142/biblioteca-deichman-atelier-oslo-plus-lund-hagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.