Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura

Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimEscola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Interiores, PrateleiraEscola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, ConcretoEscola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de ExteriorEscola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Mais Imagens+ 17

  • Equipe De Projeto: Juan Ignacio Prieto López, Faustino Patiño Cambeiro, Estefanía Grandal Leirós
  • Clientes: Consorcio Galego de Servizios de Igualdade e Benestar, Concello de Mos
  • Engenharia: Joaquín Pampillón
  • Colaboradores: Sancho Páramo Cerqueira, Xiana Alonso, Beatriz Queijo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesía de Estudio P

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um terreno complexo na área industrial de Veigadaña, devido sua geometria irregular e proximidade de um riacho canalizado em um de seus limites. A necessidade de ocupar quase toda a superficie do lote com essa geometria leva à imposição de uma geometria mais pura, um círculo, no qual todas as funções da escola estão inscritas e dois paralelepípedos regulam o acesso ao exterior. Uma geometria regular e reconhecível que traz ordem a um ambiente de contrastes: por um lado, o tecido industrial e as estradas; por outro, a presença do mundo rural e o Caminho de Santiago que vem de Portugal.

Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Héctor Santos-Díez
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Imagem 18 de 22
Planta
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

A escola orienta suas principais aberturas para o sul em uma sequência de grandes janelas e clarabóias protegidas contra radiação direta nos meses de verão por grandes saliências, permitindo simultaneamente a radiação direta nos meses mais frios. Respondendo ao alto nível das águas subterrâneas da parcela, foi decidido elevar o edifício, permitindo que a vegetação nativa colonize todo o solo, deixando uma fissura em relação ao edifício. A proximidade da área industrial e a necessidade de construir o edifício em um curto período de tempo nos levou a explorar a linguagem e os materiais dos armazéns industriais próximos para propor uma peça que pudesse dialogar com o que existe e, simultaneamente, ser identificada como um elemento singular e equipamento de serviço comunitário. Por esse motivo, devido ao baixo orçamento e levando em consideração o curto prazo de execução disponível, uma estrutura metálica, perfis metálicos corrugado e uma cobertura muito leve foram escolhidos para moldar a imagem do interior e exterior.

Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Héctor Santos-Díez
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Imagem 19 de 22
Corte
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Héctor Santos-Díez

A fachada é composta por perfis metálicos corrugados e ondulados, microperfurados no pátio e em frente às aberturas que se abrem para a paisagem circundante, permitindo a vista interior, mas garantindo conforto, privacidade e segurança. Este é um projeto que tenta entender e organizar o encontro de realidades e necessidades desse ambiente complexo.

Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Concreto
© Héctor Santos-Díez
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Imagem 20 de 22
Axonométrica
Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Héctor Santos-Díez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil em Veigadaña / Estudio P + Encaixe Arquitectura" [Escuela Infantil en A Veigadaña / Prieto + Patiño + Encaixe Arquitectura] 08 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943065/escola-infantil-em-veigadana-estudio-p-plus-encaixe-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.