Casa AM / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk

Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, FachadaCasa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Interiores, Terraço, CorrimãoCasa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, JanelaCasa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Mais Imagens+ 20

Barra de Ibiraquera, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Beltrame
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumax Esquadrias, Artam Esquadrias, Cerâmica ZLS, Portobello, Sherwin-Williams, Trimble Navigation
Mais informaçõesMenos informações
Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eduardo Beltrame

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência de 215m² fica localizada em um condomínio às margens da Lagoa de Ibiraquera, em Santa Catarina. A geometria da casa pode ser descrita como um prisma cujas superfícies dobram-se em diagonais como origamis, gerando profundidade e sombra às fachadas. Esse volume branco e abstrato flutua sobre uma base menor e mais escura.

Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eduardo Beltrame
Planta - Superior
Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Interiores, Terraço, Corrimão
© Eduardo Beltrame

Os principais ambientes da casa foram organizados no pavimento superior, no qual um vazio central garante a entrada de luz pelos fundos da casa e a privacidade em relação ao vizinho, ao mesmo tempo que se conecta visualmente com um jardim no pavimento inferior. O volume da escada de único lance desenha a geometria da fachada sul e segue, a partir do pavimento superior, para um terraço ao ar livre na cobertura da casa. Com vista para a lagoa, a fachada norte possui painéis de correr com brises metálicos que protegem do sol e obedecem um ritmo de dimensões modulares.

Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão, Janela
© Eduardo Beltrame
Corte BB
Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Beltrame

O grande balanço da estrutura traz permeabilidade e flexibilidade ao espaço térreo, que é ocupado por funções mais secundárias e independentes da casa, tais como um ateliê, depósito e garagem. Um muro de tijolos de demolição intercalados cria um pátio privativo para o ateliê. Outra estratégia para aumentar a privacidade do lote de esquina foi aterrar parte do jardim frontal, gerando uma leve topografia na superfície originalmente plana do terreno.

Casa AM  / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk  - Fotografia de Exterior, Janela
© Eduardo Beltrame

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AM / Júlia da Rocha Arquitetura + Westphal+Kosciuk " 06 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943060/casa-am-julia-da-rocha-arquitetura-plus-westphal-plus-kosciuk-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.