Casa Enseada do Castelo / David Bastos

Casa Enseada do Castelo / David Bastos

© Tuca Reinés© Tuca Reinés© Tuca Reinés© Tuca Reinés+ 28

Praia do Forte, Brasil
  • Arquitetos: David Bastos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Tuca Reinés
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Caloula Filho Antiguidades, Casual Móveis, Demuner, Depadova, Living Divani, Luminata, Natural stones, Paola Lenti, Paola LentiSofá, Parnaso
  • Arquiteto Responsável:David Bastos
  • Cidade:Praia do Forte
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um olhar racional aponta para uma casa de praia ampla, com dois andares, fachada indevassável e interiores debruçados sobre a piscina. Aponta, ainda, para a presença marcante da madeira e do vidro. É preciso um olhar mais sensível, no entanto, para captar as nuances do projeto realizado na Praia do Forte, ao norte de Salvador, para um casal que gosta de se cercar da família e dos amigos. 

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Gosta tanto que 16 cadeiras contornam a espaçosa mesa de jantar e outras quatro se mantêm de prontidão caso cheguem mais convidados. Os clientes desejavam uma casa com uma “lembrança contemporânea mais direta”, como diz David, por isso a decisão por vigas e pilares quadrados, bem menos rústicos que a estrutura de madeira roliça comum a várias obras do arquiteto.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Na fachada, os brises verticais acentuam propositalmente a estatura da casa, enquanto as pedras adicionam textura às superfícies. O telhado foi recortado em diferentes planos para nem ultrapassar o limite de altura imposto pela legislação local, nem reduzir o pé-direito interno, que chega a 5 metros na área social, fartamente ventilada por esquadrias com generosas aberturas. O piso de Limestone em toda a área interna uniformiza e amplia os ambientes além de emular o tom da areia da praia.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Planta - Pavimento Superior
Planta - Pavimento Superior
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Enseada do Castelo / David Bastos" 10 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943059/casa-enseada-do-castelo-david-bastos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.