Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos

Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de ExteriorEdifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraEdifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MadeiraEdifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Responsáveis: Felipe Muller, Gonzalo Diez, Alvaro Borrero, Hugo Navarrete, Paola Picciallo
  • Construção: Diego Cueva
  • Fiscalização: Carlos Sarzosa
  • Paisagismo: Clemencia Echavarría
  • Cidade: Tumbaco
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vale de Tumbaco tornou-se uma área desejada e de grande desenvolvimento residencial, alcançando nos últimos anos um crescimento populacional significativo. A grande maioria das pessoas que habitam o vale trabalha na cidade, como resultado: longas viagens, congestionamento de veículos, poluição e um desenvolvimento extenso, carente de serviços e equipamentos. O projeto surge do interesse de um grupo de pessoas em atacar esse problema. Assim, propõe-se um edifício de uso misto (escritórios e moradias) que promova certos conceitos, como trabalhar perto de casa, trabalhar e viver em contato com a natureza, gerar e consolidar a cidade.

Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© JAG Studio
Corte
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

O terreno possui um importante patrimônio natural: ceibos, jacarandás, acácias, alfarrobeiras, abacateiros de várias décadas de existência. O entorno imediato do terreno se destaca por ser silencioso e em processo de consolidação. A Natura busca se inserir nesse contexto silenciosamente, evitando se destacar e tentando se encaixar sutilmente. O edifício é então implantado a partir do reconhecimento das árvores existentes. Como a maioria delas está localizada nos perímetros da propriedade, o volume construído se encaixa entre elas e é organizado na parte central, liberando seus limites frontal, posterior e lateral. As árvores que não podem ser contornadas são movidas para um viveiro por um período, até que sejam realocadas para o projeto novamente. A massa construída deixa livre um grande espaço interior (átrio), que se torna o coração do projeto. O terreno tem uma inclinação na direção longitudinal. O edifício se adapta em corte aos níveis naturais e estabelece uma sucessão de espaços em diferentes níveis que contribuem para a experiência de circulações do edifício.

Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© JAG Studio
Planta - Térreo
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© JAG Studio

Todos os dias vemos com preocupação uma cidade, onde os edifícios são murados em direção à rua, onde os usuários não interagem porque se deslocam do carro para a porta de sua casa e escritório. Perante esta realidade, propõe-se um edifício que o convida a entrar, incentiva a descobri-lo. A escada e uma "faixa" horizontal na fachada sugerem o acesso. Depois desse espaço compactado de um andar, o projeto é inserido através de um átrio de larga escala. Esse átrio se torna um espaço de conexão. Um espaço que gera encontros entre usuários. Através de diferentes tipos de circulação horizontal e vertical, motiva o usuário a se mover e interagir com outras pessoas. Além disso, o edifício estabelece conexões entre o privado e o público. Entre o ambiente exterior e o espaço interior, a fim de proporcionar conectividade física, visual, sonora e sensorial. Conscientes do impacto que a arquitetura gera nas pessoas, planejamos um edifício que cria espaços versáteis que também podem ser utilizados pela comunidade como locais de exposição, saúde, cultura e arte.

Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Aido
© JAG Studio
Diagrama de compressão e dilatação
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tumbaco, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Natura / Diez + Muller Arquitectos" [Edificio Natura / Diez + Muller Arquitectos] 03 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942988/edificio-natura-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.