Hortus Conclusus / Atelier do Corvo

Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Janela, TijoloHortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de ExteriorHortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, JanelaHortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de InterioresHortus Conclusus / Atelier do Corvo - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Atelier do Corvo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  925
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arbolusitania, AutoDesk
  • Arquitetos Responsáveis: Désirée Pedro, Carlos Antunes
  • Clientes: Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra
  • Colaboradores: Luís Ávila, Waldmar Figueiredo
  • Cidade: Coímbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Maria Bicker

Descrição enviada pela equipe de projeto. O convento de Santa Clara-a-Nova é um enorme e notável edifício de arquitectura maneirista, com uma cerca de 7 ha. Para a edição de 2019, sob o lema “a terceira Margem” propusemos a edificação de três recintos, construções informais, Hortus conclusus de características muito diversas, lugares dentro de lugares, zonas de descanso e espaços de mediação e ligação entre o programa de artes plásticas e de arquitectura que funcionam também como estratégias de activação da grande cerca do Convento de Santa Clara-a-Nova. Designámo-los por Hortus conclusus #1 - Claustro, Hortus conclusus #2 - Floresta e Hortus conclusus #3 – Terreiro. São construções sem projecto, no seu sentido antecipatório, e o projecto é simultâneo da obra.

Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior
© Maria Bicker

Hortus conclusus #1 - Claustro. Um grande conjunto de árvores cortadas pelos militares descaracterizava o pátio central do convento. Hortus conclusus #1 é o resultado do empilhamento disciplinado dessa madeira, executado por colaboradores do atelier e voluntários da bienal procurando dominar o equilíbrio, a estabilidade, a gravidade e o peso do material, o que resultou num workshop informal. Recintou-se um território, criando um lugar dentro do lugar, uma improvável terceira margem. A vegetação autóctone manteve-se no centro do lugar. Um conjunto de ciprestes plantados opõe-se à horizontalidade dominante e garante a presença da cor verde sobre o castanho outonal das espécies existentes. Foi nesta 3a edição um local de pausa, de encontro e de disseminação de ideias, um Disseminário, lugar que desde a 1a edição tem existido no Anozero. Na sua modéstia, tem a mesma natureza do convento, construído também com as pedras das pedreiras da sua cerca.

Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Floresta
© Maria Bicker
Concepto
Axonometrica
Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Maria Bicker

Hortus conclusus #2 - Floresta. Hortus conclusus #2 é o resultado da remoção parcial dos elementos espúrios da cobertura da antiga Sala de praças, transformando-a num claustro, no qual plantámos árvores, trazendo para dentro o que está fora. A este gesto adicionámos a colocação de um conjunto de tábuas de descanso, chaise longue improváveis que recriámos directamente dos estaleiros das obras que diariamente visitamos, dispositivos auto-construidos pelos operários assemblando um tabique e um tijolo. Na sua versão mais sofisticada este dispositivo poderá incorporar um pedaço de roofmate que forra o tabique e ainda um outro mais curto que serve simultaneamente de almofada ou de mesa. Redirecionámos também a lareira existente, demolindo o seu fundo, por forma a criar uma zona de pausa, na qual se foi queimando ao longo da bienal os elementos sobrantes que compõem o Hortus conclusus #1.

Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, Fachada
© Maria Bicker
Axonométrica
Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Floresta
© Luís Ávila

Hortus conclusus #3 —Terreiro (Sítio do Picapau Amarelo com bancos Saci). Esta elipse contemplativa é o lugar do encontro, da celebração, da festa, mas também da pausa. Daqui, pode olhar-se para a obra de arte que se expõe na fachada do edifício e para a cidade que se lhe opõe. A sua construção resulta da sobreposição modular de tabiques usados de cofragem que dependem estruturalmente umas das outras – um banco de uma perna que se apoia no seguinte - desenhando o espaço de dentro e o espaço de fora deste banco, improvável hortus conclusus sem fronteira física definida.

Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior
© Maria Bicker
Detalhe
Hortus Conclusus / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Janela
© Maria Bicker

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Clara, 3040 Coímbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hortus Conclusus / Atelier do Corvo" 09 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942981/hortus-conclusus-atelier-do-corvo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.