Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos

Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - PortaApartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Imagem 3 de 34Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Bancada, Cozinha, Prateleira, VigaApartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Imagem 5 de 34Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Almendra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berker, Bosch, CIFIAL, Foursteel, Ikea, Sanitana, Schluter, Smeg, W 2007, Westinghouse, Zangra
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Calmon, João Albuquerque Matos, Paulo Palma
  • Engenharia: ARA – Alves Rodrigues Associados
  • Especialidades: Pensamento Sustentável
  • Construtores: Domus Magna
  • Levantamento Arquitetonico: Pedro José
  • Decoração: Thierry Rondenet & Hervé Yvrenogeau
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Janela, Fachada
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve como objetivo principal ligar duas frações autónomas de um piso amansardado e sótão de um edifício construído na última década do século XIX, situado no bairro da Lapa em Lisboa. A planta original do piso principal, tal como grande parte das tipologias da época na cidade de Lisboa, apresentava um enfilado contínuo de salas aptas para diferentes usos. A cozinha e a única instalação sanitária do apartamento localizavam-se a tardoz. Todas as áreas eram servidas por um extenso corredor que permitia ligação transversal entre frente e tardoz da casa.

Planta - Proposta
Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Janela, Mesa, Cadeira
© Nuno Almendra

Para se adequar aos novos usos e vivências, surgiu a necessidade da redistribuição dos vários espaços da casa, melhorando significativamente as suas condições espaciais e de habitabilidade. Como princípio de atuação, decidiu-se manter o caráter original da casa, mantendo o enfilado de salas e atribuindo-lhes também a função de distribuição. Deste modo o corredor existente transformou-se numa escada interior de acesso ao Sótão, de modo a ligar os dois pisos pelo interior do apartamento. Na reorganização espacial da casa a grande alteração proposta resultou da introdução de quatro instalações sanitárias, distribuídas pelos dois pisos e do reposicionamento da cozinha. A cozinha manteve-se como um dos espaços mais excecionais da casa, tendo sido os azulejos originais pré-existentes restaurados e recolocados nas paredes e teto. Todas as áreas sociais ficaram abertas e permeáveis entre si permitindo que o apartamento usufrua da ventilação natural a partir das duas fachadas opostas a norte e a sul.

A intervenção total no sótão foi necessária, de forma a tornar o espaço habitável e estruturalmente estável. Foram necessários reforços no pavimento e foram retirados prumos verticais, tornando o espaço mais funcional. Introduziu-se um quarto, um grande espaço de sala e uma instalação sanitária. Na generalidade da intervenção, foram recuperados todos os materiais e acabamentos originais da construção que caracterizam este apartamento e o estilo construtivo da época, tais como os pavimentos em madeira, paredes, portas e portadas de madeira originais.

Corte - Proposta
Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos - Banheiro, Pia, Bacia Sanitária
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Borges Carneiro, 1200 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Borges Carneiro / José Adrião Arquitetos" 02 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942865/edificio-borges-carneiro-jose-adriao-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.