Casa Machiya em Kawagoe / K+S Architects

Casa Machiya em Kawagoe / K+S Architects
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

© Hiroshi Ueda © Hiroshi Ueda © Hiroshi Ueda © Hiroshi Ueda + 23

Kawagoe, Japão
  • Arquitetos: K+S Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  66
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Hiroshi Ueda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ceder, DOMA, Kōshi
  • Equipe De Projeto: K+S Architects
  • Engenharia E Construção: Nakamoku Shoten
  • Consultores: Ken Nagasaka Engineering Network
Mais informações Menos informações
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Machiya está localizada em um bairro residencial tranquilo da cidade de Kawagoe, região metropolitana de Tóquio. Durante o verão, a prefeitura de Kawagoe organiza um festival de queima de fogos de artificio atraindo milhares de visitantes todos os anos. Antes do inverno, um segundo festival é organizado na cidade, desta vez exibindo antigas e tradicionais luminárias japonesas pelas ruas de Kurazukuri. Neste contexto, nos perguntamos de que forma poderíamos desenvolver o projeto de uma residência que fosse capaz tanto de atender as necessidades da vida moderna quanto se relacionar com a herança histórica deste lugar.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

A partir disso, o projeto foi desenvolvido seguindo três importantes questões. Primeiramente, procuramos respeitar a tradicional atmosfera da cidade de Kawagoe além de manter um bom relacionamento com a comunidade local. Desta forma, o projeto da casa foi inspirado nas tradicionais “Machiyas”, ou casas de madeira, e nas “Kurazukuris”, ou casas de pedra, da região de Kawagoe. Além de suas formas e volumes similares aos edifícios vizinhos, como seu acesso e telhado estreito, os espaços da casa foram projetados de frente para a rua, para que os moradores possam desfrutar e se comunicar com os transeuntes durante os festivais.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda
Corte
Corte
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Em um segundo momento, procurando preservar a intimidade da família, a casa se afasta da rua assumindo uma proporção longitudinal como nas tradicionais Machiyas, revelando um espaço amplo e integrado. Para isso, projetamos a casa como uma série de diferentes “Ma” (espaços únicos), que podem ser como um “Shoku-no-MA” (ou espaço para refeições), um “Tuma-no-Ma” (um espaço individual para a mulher) e uma “Doma” (um espaço semi-público ou jardim). Através desta abordagem, é possível desfrutar de uma ampla continuidade dos espaços da casa, abrindo ou fechando os espaços de acordo com a necessidade específica de cada momento.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Finalmente, procuramos utilizar a energia natural da maneira mais eficaz possível. Iluminação e ventilação natural são favorecidas através das muitas aberturas propostas. Além disso a casa conta com sistemas fotovoltáicos para a captação e produção de energia assim como painéis solares para o aquecimento da água. Somando-se a isso, um sistema de ventilação permite controlar a circulação de ar quente para aquecer os espaços durante o inverno.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Machiya em Kawagoe / K+S Architects" [Machiya in Kawagoe House / K+S Architects] 30 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942714/casa-machiya-em-kawagoe-k-plus-s-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.