Residência HIVE / Openideas Architects

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, EscadaResidência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraResidência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraResidência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimResidência HIVE / Openideas Architects - Mais Imagens+ 50

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, B&B Italia, Flex Form, Hans Grohe, Pocho Living, Poltrona Frau, Porada, Remadessio, Robert McNeel & Associates, Toto, ZANOTTA
  • Arquitetos Responsáveis: Monarch Champaneri, Nilesh Gajera, Niralee Champaneri
  • Equipe De Projeto: Vishal Patel, Sahil Soni, Nishant Chauhan, Jainika Patel, Manasi Hathiwala, Kashyap Parshala, Zeb Saiyed
  • Engenharia Fachada: Ensemble
  • Engenharia Mecânica: Ensemble
  • Engenharia Elétrica: WNeuron
  • Cidade: Surat
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yash Parekh - Panchkon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Hive é concebida e projetada como uma residência unifamiliar inteligente, adaptável e sustentável em Surat, Gujarat. A forma da casa é baseada na profissão do cliente Kamalbhai Mistry - que faz parte de uma empresa extremamente bem-sucedida envolvida na fabricação de máquinas para a indústria de diamantes.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Fabien Charuau
Planta - Térreo
Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Fabien Charuau

O terreno está localizado em Vesu, uma parte futura de Surat. O empreendimento possui complexos de apartamentos nos lotes leste e oeste. Esse projeto em particular fazia parte de quatro parcelas da família Mistry. Sendo bem informado sobre a arquitetura e tendo em vista sua competência em engenharia mecânica, o cliente foi muito claro sobre o que queria como uma casa - uma estrutura inteligente feita em aço e uma área de convivência integrada. Junto com esses pensamentos principais, o cliente criou um requerimento de quase 90 tópicos relacionados a diversos pontos - desde estrutura, paisagem, planejamento, materiais, sustentabilidade, isolamento térmico, climatização e encanamento, juntamente com o estudo da rota do sol durante todo o ano.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores
© Fabien Charuau

Com a presença dominante do metal, foram incorporados os conceitos de extensão, leveza, forma complexa e construção rápida, sendo o volume moldado por uma análise aprofundada da temperatura externa, umidade, radiação solar, nebulosidade e padrão de vento. A arquitetura é expressa como uma estrutura angular em forma de "V", orientada para os espaços verdes espalhados pela casa. A entrada cria uma experiência única como uma ponte em um vale com seu jardim em degraus, um corredor linear e o telhado verde passível de caminhada com declives variados. Essa cobertura atua tecnicamente como um isolamento térmico, diminuindo a temperatura geral do interior, enquanto funciona como uma área para reuniões sociais.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Fabien Charuau

A presença arquitetônica, sem dúvida, é estabelecida pela fachada baseada em sensores solares, que se encontra em um emocionante cruzamento entre arte e engenharia. Sua geometria é inspirada nos padrões estruturais hexagonais encontrados na natureza, como os dos favos de mel e cristais de carbono - dando nome ao projeto. Analisado de acordo com a estrutura, função e mecanismo, seu desenho é baseado na resistência estrutural, na transformabilidade e na biomimética. O mecanismo de abertura exclusivo das posições da fachada é derivado da exposição à luz e dos níveis de conforto térmico dentro da casa. Experimentalmente, os módulos criam uma ciografia impressionante, moldando padrões que mudam conforme o ritmo do sol.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores
© Yash Parekh - Panchkon

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Interiores, Armário
© Fabien Charuau

O programa interno foi concebido como aberto e fluido, tanto em planta quanto em corte. Desprovidos de paredes divisórias, os espaços fluidos no térreo têm uma segregação sensorial de zonas públicas, privadas e semi-privadas, através de modulações no envoltório externo, juntamente com um hall de entrada escultural feito sob medida. O nível superior, acessado por uma escada escultural, acomoda dois dormitórios. A conexão com os espaços verdes permanece firme devido à presença de um pequeno jardim anexado a cada quarto. A materialidade inclui metal para a fachada e madeira e pedra nos interiores para trazer o aconchego de uma casa.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Fabien Charuau

A inspiração para o envoltório e vários outros elementos da casa, segundo os arquitetos, foram encontradas nas pequenos detalhes do cotidiano. Enquanto o mecanismo da fachada foi inspirado nas portas dos ônibus do aeroporto, a estrutura da escada (que mede sete metros e tem uma espessura de 38 mm) foi retirada da formação estrutural da grade diagonal hexagonal popularmente vista nas peças de mobiliário da Ikea. Da mesma forma, a 'porta kadki' dos fortes (uma porta dentro de uma porta) foi replicada na entrada.

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Yash Parekh - Panchkon
Corte BB

Residência HIVE / Openideas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Yash Parekh - Panchkon

Para os arquitetos, a especialidade desse projeto estava em um cliente de mente aberta e intrépido, pronto para experimentar ideias novas. O cliente viu esse edifício como um produto / máquina com o qual lida e, por isso, a insistência em "fabricá-lo" impecavelmente. Ele queria algo único em todos os detalhes, o que pressionava muito a equipe de projeto a entregar algo que superasse suas expectativas. Portanto, todas as ideias que surgiram foram respaldadas por intensa pesquisa e prototipagem. Este projeto deu aos arquitetos a confiança de pensar de maneira diferente, pensar grande - além de se envolver em uma extensa pesquisa e detalhamento para dar forma aos sonhos alimentados durante a fase de projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência HIVE / Openideas Architects" [HIVE House / Openideas Architects] 02 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942666/residencia-hive-openideas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.