Cabanas Tungestølen / Snøhetta

Cabanas Tungestølen / Snøhetta

© Jan M. Lillebø© Jan M. Lillebø© Ketil Jacobsen© Jan M. Lillebø+ 23

  • Clientes:The Norwegian Trekking Association/Luster Turlag.
Mais informaçõesMenos informações
© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Luster, na parte ocidental da Noruega, em um pequeno planalto com vista para a bela geleira Jostedalen, Tungestølen compreende um conjunto de cabanas turísticas projetadas por Snøhetta para Luster Turlag, uma filial local da Associação Nacional de Caminhadas da Noruega. Projetadas como reação arquitetônica à mudança das condições climáticas desta região montanhosa, as cabanas distintas oferecem aos visitantes um abrigo confortável e generoso durante os meses de verão e outono, quando são abertas ao público.

© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø

No Natal de 2011, a cabana turística original de Tungestølen, que havia servido como um importante destino para os caminhantes de geleiras por mais de um século, foi completamente devastada pelo ciclone Dagmar que varreu a Noruega e países vizinhos. Determinada a substituir a antiga cabana, Luster Turlag (uma filial local da Associação Nacional de Caminhadas Norueguesas) e a pequena vila local de Veitastrond, mobilizou-se para recolher fundos para a reconstrução e iniciou um concurso internacional de arquitetura que Snøhetta venceu em 2015.

© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø

Com a devastação da cabana original de Tungestølen em mente, Snøhetta projetou um novo conjunto de nove robustas cabanas pentagonais e oblíquas, feitas com estruturas de madeira colada, cobertas por lâminas de CLT e revestidas de pinus. As paredes voltadas para o exterior das cabanas receberam uma forma alongada para retardar ventos fortes que varrem o vale. No interior, a forma lúdica das cabanas emoldura as montanhas e vales no exterior através de janelas angulares e panorâmicas, acrescentando vistas e luz aos espaços, enquanto encoraja a contemplação individual e o descanso.

© Ketil Jacobsen
© Ketil Jacobsen

A cabana principal em Tungestølen oferece um espaço acolhedor para refeições coletivas ao redor de generosas mesas de madeira. Em seu ponto mais alto, o teto tem 4,6 metros de altura, criando um ponto de encontro social e espaçoso com vistas panorâmicas sobre a paisagem ao redor. A cabana principal também compreende uma confortável sala emoldurada por uma grande lareira revestida de pedra, oferecendo um aconchegante retiro.

© Ketil Jacobsen
© Ketil Jacobsen
© Ketil Jacobsen
© Ketil Jacobsen

As cabanas consistem em um dormitório e uma unidade privada menor oferecendo a aproximadamente 30 visitantes a possibilidade de passar a noite confortavelmente. Quando todas as nove cabanas estiverem concluídas na próxima fase de construção, Tungestølen terá capacidade suficiente para acomodar até 50 visitantes. Uma das cabanas que será construída no local é o modelo original da Fuglemyrhytta projetada por Snøhetta em Oslo, e que se tornou um destino de caminhadas muito popular desde sua abertura em 2018.

© Jan M. Lillebø
© Jan M. Lillebø

Rodeada por uma paisagem marcante com montanhas íngremes em todos os lados, Tungestølen serve como um ponto de partida perfeito para caminhantes adeptos que desejam conquistar as geleiras locais em grupos guiados, mas também para famílias com crianças pequenas que desejam fazer caminhadas mais curtas na região.

© Ketil Jacobsen
© Ketil Jacobsen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luster, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas Tungestølen / Snøhetta" [Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta] 28 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942478/cabanas-tungestolen-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.