Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura

Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Interiores, VidroCasa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Mais Imagens+ 24

Tigre, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3DS, AutoCAD, FV, Lumion, Marmolería Dodera, Patagonia Flooring, Perfiles y Servicios, Vray
  • Arquiteto Responsável: Juan Trivelloni
  • Equipe De Projeto: Analia Esteva, Diego Petrongolo, Sofia Corradini, Federico Perticaro
  • Engenharia: Estudio Diner
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Taquicardia fotografica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto se reflete o interesse do escritório em pensar a arquitetura como parte do entorno, tratando, neste caso, de integrá-la à lagoa que a circunda. Implantada em um terreno de esquina de formato trapezoidal, a casa se apresenta sólida e eloquente. Uma volumetria compacta toma a curvatura do cul de sac e depois se abre para a lateral e aos fundos, expandindo assim o visual para o exterior e capturando as melhores vistas da água e do sol. A estrutura composta por lajes, vigas, paredes e divisórias de concreto aparente permite a composição de figuras e a delimitação de espaços, assim como acontece com os balanços das galerias que dão movimento e a sensação de vertigem. Ao passar pela porta principal, a escada que recebe quem entra, divide a planta em seus dois eixos principais e abre o espaço, diluindo os limites entre o interior e exterior, gerando um jogo de transparências e continuidades, onde as áreas verdes que o cercam assumem papel de destaque.

Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, Concreto
© Taquicardia fotografica
Planta - Térreo
Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Taquicardia fotografica

Construída em sua primeira seção com degraus de madeira presos em uma parede de concreto aparente, ao mudar de direção se materializa em uma dobra que mantém seu balanço, sem deixar sombras que dificultam o visual. À esquerda, um pátio interno funciona como divisão dentre a área da garagem, dando privacidade à sala de estar que fica em sua lateral. Cozinha, sala de jantar e churrasqueira estão à direita, organizadas de forma longitudinal no segundo eixo, dominando os visuais abertos para o jardim e lago. Os clientes desejavam que estes três lugares funcionassem como espaços de reunião para toda a família, e uma porta de madeira fica camuflada e quando aberta permite visualizar a cozinha e sala de jantar. Neste ponto, a adega torna-se a principal atração. Outro elemento fundamental é a piscina, que com suas curvas arremata um dos eixos visuais propostos, gerando mais uma vez a continuidade entre os elementos.

Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Taquicardia fotografica
Planta - Primeiro Pavimento
Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Taquicardia fotografica

A suíte principal está localizada no pavimento superior, que é composto pelo quarto, closet e banheiro, além de um pequeno escritório, cada um projetado para ser utilizado de forma independente. Com seu próprio terraço transformado em um jardim, a luz que o banha é filtrada por meio de uma laje nervurada de concreto. O terraço se abre para a área da banheira e do lavatório, de modo que o verde invade o espaço. O pé direito duplo da escada cria privacidade e a separa do resto dos dormitórios que se abrem para a área externa por meio de outro grande terraço compartilhado. Os materiais escolhidos foram madeira para os pisos e mobiliário, e carpintaria em PVC dobrado na cor da madeira, são complementados com o verde do exterior e, ao mesmo tempo, contrastam com o concreto.

Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Concreto
© Taquicardia fotografica
Corte AA
Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Taquicardia fotografica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura" [Casa EA / Juan Trivelloni Arquitectura] 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942260/casa-ea-juan-trivelloni-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.