Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de InterioresCasa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de InterioresCasa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, CorrimãoCasa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Mais Imagens+ 22

Vila do Conde, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  287
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Duravit, JNF, Trimble Navigation, ZWCAD
  • Arquiteto Responsável: João Laranja Queirós
  • Colaboradores: Pedro Alves Costa, Nuno Lobão, André Veiga, Joana Pereira, Nuno Silva
  • Cidade: Vila do Conde
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© João Laranja Queirós

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada a Norte de Portugal, na histórica cidade de Vila do Conde, a casa intervencionada, fazia parte de um conjunto de duas casas construídas por volta do século XVII. Estas pertenceram a uma instituição que, durante décadas, acolhia crianças abandonadas e filhos do alheio, sendo nessa época denominada da “Casa da Roda dos Expostos“. Ao longo dos séculos foram sofrendo várias intervenções. No segundo quartel do século XX foram separadas e alteraram a sua tipologia para habitação unifamiliar tendo perdido condições de habitabilidade nos finais do séc. XX.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores
© João Laranja Queirós
Planta - Primeiro nível
Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Pia, Janela, Bancada
© João Laranja Queirós

Perante tamanha carga histórica, entendemos que na abordagem ao projecto seria do maior interesse procurar preservar a memória do lugar, assim como todo o sistema construtivo tradicional e reduzir ao máximo a tentação de introduzir formalismos de modernidade. Pretendeu-se assim anular a ideia de  arquiteto-autor, trabalhando no edifício de forma subtil e discreta. A ideia era reconstruir, redesenhar, proporcionar detalhes construtivos e fornecer todo o conforto da atualidade, procurando ao máximo manter o existente.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores
© João Laranja Queirós

A casa, com fachada em pedra de granito e caixilharias em madeira, é constituída por dois andares com 136 m2 cada, existindo porém um terceiro piso que só é visível na fachada posterior, com 15 m2, denominado “torreão“. No piso térreo, antiga loja e acesso à casa, fica localizada a garagem, o hall de entrada, a escada e o armazém. No primeiro piso tem lugar a sala comum, dois quartos com instalações sanitárias e a cozinha, sendo que no torreão, terceiro piso, fica localizado um escritório.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© João Laranja Queirós

Na intervenção feita no exterior procurou-se preservar ao máximo todos os detalhes existentes, respeitando a origem, a memória e o seu enquadramento. Assim, a pedra de granito foi limpa e tratada, a grade de ferro da varanda foi restaurada, e as caixilharias redesenhadas, de forma a receberem vidros duplos com características térmicas mais eficazes. A estrutura do telhado de madeira de carvalho foi recuperada, e foram adicionadas camadas de isolamento, finalizadas com telha de meia cana.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© João Laranja Queirós

No interior procurou-se preservar a atmosfera dos espaços, mantendo os elementos principais: escadas, piso em madeira, portas, rodapés, cantarias e nichos em pedra. As cores claras, a linguagem depurada, e a colocação de clarabóias, contribuem para maximizar a luz, a pedra e o soalho de madeira. Ao integrar armários nos espaços de forma solta, procurou-se dividir os mesmos, sem se perder a noção da espacialidade total.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária, Pia
© João Laranja Queirós

Assim, com pequenas intervenções, manteve-se a aparência do sistema construtivo tradicional, dando lhe um toque de conforto actual. Estes procedimentos vão de encontro aos valores que acreditamos serem importantes para respeitar a história do edifício, procurando dar lhe novos argumentos para que, a casa, possa continuar a sua história.

Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós - Fotografia de Interiores, Corrimão
© João Laranja Queirós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rua da Costa / João Laranja Queirós" 23 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942156/casa-rua-da-costa-joao-laranja-queiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.