Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Exterior, FachadaMoradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de InterioresMoradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, ConcretoMoradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, FachadaMoradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Mais Imagens+ 23

Chavannes-près-Renens, Suíça
  • Arquitetos Responsáveis: Guillaume Schobinger, Vincent Wolfensberger
  • Clientes: Caisse de Pensions de l’Etat de Vaud (CPEV), representado por Retraites Populaires
  • Engenharia: Thomas Jundt, Carouge
  • Paisagismo: Itten+Brechbühl SA
  • Cidade: Chavannes-près-Renens
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia da Universidade de Lausanne, o Vórtex abrigará cerca de 1.000 estudantes e convidados acadêmicos até o final deste verão. Este icônico edifício foi financiado pela Caisse de pensions de l'Etat de Vaud e construído pela Losinger Marazzi, com IttenBrechbühl . O edifício já recebeu os 1.800 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude em Lausanne, de 9 a 22 de janeiro de 2020. "Assim que o cliente confirmou o contrato, o planejamento passou a ser feito a e a coordenação foi altamente focada. Tivemos 900 dias para construir 900 salas". (Guillaume Schobinger, gerente de projetos da IttenBrechbühl). Sediar os Jogos Olímpicos da Juventude deu um tremendo impulso para a construção desta unidade de acomodação estudantil.

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Imagem 17 de 28
Planta de situação

O Vórtex foi ponto-chave na candidatura da cidade de Lausanne para sediar os Jogos. Foi a primeira vez que todos os atletas estavam reunidos em um único local na história da competição. O layout incomum incentivou as diversas seleções a se misturarem, pois os atletas aproveitaram a passarela espiral de 2,8 quilômetros para treinar. Em março, em resposta à crise ligada ao COVID-19, o complexo Vórtex foi rapidamente disponibilizado pela Caisse de Pensions de l'Etat de Vaud para abrigar os trabalhadores da saúde. O sistema implantado foi guiado pelo Cantonal Management Staff (EMCC) e pelo Vaud Civil Protection (PCI) com a ajuda e a valiosa experiência dos Jogos Olímpicos da Juventude, Retraites Populaires e da equipe da UNIL. Neste início de verão começa o trabalho de adequação do térreo e das áreas comuns para equipar o edifício para o seu propósito final e ele receberá os primeiros alunos no início do ano letivo.

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, Concreto
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O estado de Vaud lançou este projeto em concurso para um novo edifício na periferia da Universidade de Lausanne, em resposta à crescente demanda de acomodações para estudantes universitários em seu território. "Este edifício circular ocupa uma posição no centro do terreno. Com linhas elegantes, pode ser percebido não só como um elemento construído no ambiente, mas também como um dos vários edifícios que constituirão o futuro complexo universitário.

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Imagem 27 de 28
Planta
Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fernando Guerra | FG+SG

Isto evita o que tem acontecido em alguns bairros modernos, onde os espaços públicos são reduzidos ao mínimo. E graças às dimensões impressionantes do novo prédio, o mesmo pode ser interpretado tanto como um acréscimo ao campus universitário quanto como um elemento paisagístico por direito próprio. O Vórtex  se camufla suavemente em torno de Chavannes-près-Renens e, mais amplamente, em todo o setor ocidental de Lausanne". (Jean-Pierre Dürig, projetista) 

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício combina muitos elementos do tecido urbano em uma única estrutura. Com seu desenho circular, funciona como um ponto de referência na paisagem para a qual é convergidp. Com unidades habitacionais dispostas ao longo de uma rampa em espiral, proporciona um palco para encontros e interações. Suas dimensões estabelecem o elo de conexão entre a cidade e suas universidades.

Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Route de Praz Véguey 29, 1022 Chavannes-près-Renens, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Estudantil Vórtex / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG" [Vortex Student Housing / Dürig AG + Itten+Brechbühl AG] 23 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942054/moradia-estudantil-vortex-durig-ag-plus-itten-plus-brechbuhl-ag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.