Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon

Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira, DormitórioCasa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, VigaCasa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Jardim, AidoCasa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Mais Imagens+ 18

Lisboa, Portugal
  • Colaboradores: Ana Carolina Campos, Gonçalo Frias, José Pedro Cano, Luís Pedro Pinto, Nuno Costa, Pedro Pedro
  • Contratante: Manuel Mateus Frazão Lda
  • Paisagismo: F&C
  • Fundações, Estruturas E Levantamento Geológico: Betar
  • Elétrica, Telecomunicações, Segurança, Acústica E Mecânica: prom&E Consulting
  • Hidráulica: Campo d’ Água
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Rua Costa do Castelo é uma rua que circunscreve a colina do Castelo de São Jorge, a uma cota significativamente mais baixa que aquelas das suas muralhas, possibilitando aos edifícios que se alinham na rua tenham, muitas vezes, jardins no tardoz dos seus pisos superiores. Estes jardins, em socalcos, preenchem os vazios entre as construções e as muralhas do castelo.

Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Francisco Nogueira

O projecto, que compreende a construção de uma habitação integralmente nova, com cinco pisos acima da rua, em que o último dos quais, mais profundo que os restantes, é recuado em relação ao plano da fachada. A peculiaridade deste edifício reside na sua aparente ambivalência. Os primeiros quatro pisos da casa encontram-se alinhados com as restantes edificações históricas da rua, enquanto o seu quinto piso aproxima-se mais da linguagem de uma moradia, sem restrições morfológicas, e acentuado pelo vazio reservado para espaços exteriores até à muralha.

Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira
© Francisco Nogueira
Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Imagem 20 de 23
Corte
Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Francisco Nogueira

A secção longitudinal ao longo do lote e da construção, torna possível apreciar a complexidade da distribuição do programa, desde a loggia que integra a garagem, passando pelo vestíbulo que antecede a biblioteca, depois os quartos e, finalmente, a zona social da casa, ao nível dos jardins, com as salas e cozinha aberta sobre a piscina. Esta, recolhe-se num ambiente mais intimista pela colocação de uma laje de cobertura em betão aparente, como se tratasse de um nymphaeum.

Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
Modelo
Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Jardim, Aido
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Costa do Castelo / Ricardo Bak Gordon" 14 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941931/casa-na-costa-do-castelo-ricardo-bak-gordon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.