Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de ExteriorExtensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, VigaExtensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Exterior, ConcretoExtensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de ExteriorExtensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Mais Imagens+ 10

Čachtice, Eslováquia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  54
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomáš Manina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Trial Trnava
  • Arquitetos Responsáveis: Pavol Paňák, Martin Kusý st.
  • Equipe De Projeto: Pavol Paňák, Július Vass, Beáta Paňáková
  • Cidade: Čachtice
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Exterior, Concreto
© Tomáš Manina

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta extensão faz parte de um conjunto de edificações em uma antiga vila. Ela é acrescentada à casa existente de um artesão de tijolos, que havia sido restaurada em meados dos anos noventa. O forno de tijolos, que estava em estado de ruína, foi reconstruído há 10 anos. Após a II Guerra Mundial, quando a produção de tijolos da família cessou, um pomar foi criado no local. 

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

A casa original do mestre de tijolos era um típico pórtico campestre com um telhado de duas águas. Era, na verdade, um projeto sábio - como as casas vernaculares costumavam ser. O pórtico anexo ao volume longitudinal principal era uma característica distinta e prática na interface do exterior e interior da casa. Além da proteção natural da área, ele regula diferentes efeitos da iluminação natural do verão e do inverno sobre a massa da alvenaria.

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Interiores, Madeira
© Tomáš Manina
Planta - Térreo
Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Tomáš Manina

A extensão é, na verdade, um prolongamento da silhueta da casa incluindo seu pórtico. Ela é subordinada à figura existente, mas seu interior apresenta um conceito de espaço radicalmente diferenciado. É um ambiente aberto sem o usual forro que separa a área de moradia do sótão.

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga
© Tomáš Manina

A trama de cobertura poderia ser interpretada como um esquema de construção típico de vigas ou como um modelo estrutural de duas lajes inclinadas de apoio mútuo. Todos os tijolos utilizados na armação do telhado são marcados após a sua origem. Mais de 2/3 havia sido fabricado por este antigo local, o restante é proveniente dos fornos de tijolos desaparecidos da região vizinha. A aparência em forma de mosaico é derivada de diferentes tonalidades e superfícies irregulares, típicas da produção de tijolos artesanais. A galeria está inserida na linha divisória da casa existente e sua nova extensão - ela serve como conexão com o sótão. 

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga, Concreto
© Tomáš Manina

As paredes feitas de blocos de tijolo são rebocadas por fora e por dentro com cal e sem revestimento. Outros materiais desta extensão também são utilizados sem tratamento superficial - concreto do piso, blocos de concreto pré-fabricados dos pilares do pórtico e da lareira, vigas e perfis de aço, etc. Em certo sentido, é um volume finamente inacabado. 

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

A estrutura maciça da cobertura melhora substancialmente as características térmicas da edificação. Ela reduz radicalmente a sensação térmica do interior. O pórtico envidraçado fechado serve como uma zona climática de amortecimento térmico durante a maior parte do ano. Esta extensão é uma homenagem particular à cultura da fabricação de tijolos. 

Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Extensão de antiga casa unifamiliar / Architekti B.K.P.Š" [Extension of an Old Family House / Architekti B.K.P.Š] 19 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941926/extensao-de-antiga-casa-unifamiliar-architekti-bkps> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.