Edifício Tour Saint-Gobain / Valode & Pistre

Edifício Tour Saint-Gobain / Valode & Pistre

© Sergio Grazia© Sergio Grazia© Sergio Grazia© Sergio Grazia+ 27

  • Arquitetos Responsáveis:Denis Valode – Jean Pistre
  • Clientes:Generali / Saint-Gobain
  • Engenharia:Egis,Terrell, Artelia, Arcora, Movveo, G-Sir, Transsolar, 8’18’’
  • Paisagismo:Raphia
  • Consultoria:Batiss, Lasa, Artelia QEB
  • Construtora:Vinci Construction
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício, com de cerca de 49 mil metros quadrados distribuídos em 44 andares e 165 metros de altura, visa alcançar uma qualidade ambiental exemplar com forte ênfase na integração urbana, no desempenho energético e no conforto do usuário.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Projetar uma nova torre em La Défense hoje envolve a solução de questões dos mais variados campos: questões funcionais (criar um lugar flexível e um edifício eficiente) - questões técnicas e construtivas (um local complexo com muitas restrições) - a qualidade de vida em um prédio alto - questões urbanas (evolução de um bairro comercial para um modelo urbano com mais vitalidade) e também questões simbólicas (a sede de uma grande empresa francesa).

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia
Planta - térreo
Planta - térreo
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Apesar de todas essas preocupações, uma torre, mais do que qualquer outra edificação, está relacionada com pessoas e como isso as afeta. Por isso, os arquitetos devem se esforçar para provocar esses sentimentos e essa emoção.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A arquitetura da torre mostra originalidade e pode ser comparada a um conjunto de três cristais que captam e espalham luz com um jogo de reflexão e transparência. A silhueta dinâmica do edifício, por meio dos três prismas oblíquos que, de forma antropomórfica, se assemelham a uma cabeça, um corpo e um pé, permite que o projeto interaja com as torres ao redor. Ela se torna assim uma figura que, ligeiramente, se inclina como sinal de calorosa acolhida.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Além disso, a natureza ocupa o centro do palco: grandes estufas contribuem para a aura e o desempenho ambiental do edifício, enquanto os jardins de todos os pavimentos podem ser acessados diretamente desde os espaços dos escritórios.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A torre foi projetada como um recurso primordial para a empresa, dividida em três partes distintas:
- um corpo principal onde todos os níveis são dedicados aos espaços para escritórios.
- uma parte inferior que abriga serviços como áreas de acesso aberto, incluindo um showroom no nível do hall.
- andares mais altos localizados no prisma superior envidraçado, ou seja, o topo da torre, que abrange áreas de recepção, pontos de reunião e o "espace plein ciel", uma área de encontro com vistas panorâmicas.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Os pisos de escritórios se beneficiam de vistas panorâmicas e desfrutam de forte iluminação natural. Os jardins podem ser acessados a partir dos espaços de escritórios. Embora ao ar livre, estas áreas são protegidas do vento.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A arquitetura da torre foi projetada com preocupações ambientais em mente. Soluções espaciais, arquitetônicas e técnicas que contribuem de forma geral para a eficiência neste aspecto.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A Saint-Gobain é hoje líder na distribuição de materiais e produtos de construção. O vidro, entretanto, continua sendo um destque da sua atividade tradicional e, graças à sua arquitetura, a torre enfatiza qualidades estéticas e propriedades de transmissão de luz, isolamento térmico e baixa emissividade.

© Laurent Kronental
© Laurent Kronental

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Défense, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Tour Saint-Gobain / Valode & Pistre" [Tour Saint-Gobain / Valode & Pistre] 19 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941838/edificio-tour-saint-gobain-valode-and-pistre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.