Hospital GHESKIO / MASS Design Group

Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada, BalcãoHospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Interiores, Porta, BalcãoHospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoHospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, JardimHospital GHESKIO / MASS Design Group - Mais Imagens+ 18

Port au Prince, Haiti
  • Arquitetos: MASS Design Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlantic Door &, BASF, Big Ass Solutions, ECEM, Franck Vendryes, Pierre Coupaud
  • Arquiteto De Registro: MASS Design Group
  • Colaboradores: Les Centres GHESKIO, Shelley e Donald Rubin Foundation
  • Clientes: Les Centres GHESKIO
  • Paisagismo: MASS Design Group
  • Engenharia Elétrica, Mecânica E Hidrossanitária: Berelec
  • Engenharia Estrutural: CBI Consulting
  • Engenharia Civil: Fall Creek Engineering
  • Gestão Da Obra: GBS Group, Raphael Izmery, Intl. Assoc. AIA
  • Construtora Geral: Chantiers d’Haiti
  • Consultoria De Paisagismo: Jardins & Accessoires
  • Acabamentos Piso: Freddy Elie
  • Cidade: Port au Prince
  • País: Haiti
Mais informaçõesMenos informações
Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Jardim
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Haiti tem a maior incidência de tuberculose do Hemisfério Ocidental. Esta é uma doença altamente contagiosa que requer tratamento de até vinte e quatro meses. Nos primeiros dois a seis meses de tratamento, os pacientes precisam ser internados isoladamente para evitar a propagação da doença. Esta reclusão prolongada, aliada aos graves efeitos colaterais da medicação, podem ter impactos significativos sobre a saúde mental dos pacientes. Após o terremoto de 2010 no Haiti, o risco de transmissão da tuberculose aumentou, pois um grande número de pessoas foi forçado a viver em acampamentos temporários lotados. De acordo com algumas estimativas, a tuberculose tornou-se três vezes mais provável em comparação com os níveis anteriores a 2010. Algo que se deve também ao fato de que grande parte da infraestrutura de saúde do país foi muito danificada, e muitos pacientes perderam o acesso ao tratamento, ou atendidos em barracas.

Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Iwan Baan
Planta de Situação
Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão
© Iwan Baan

Apesar destas probabilidades, o Les Centres GHESKIO, uma organização haitiana de pesquisa, tratamento e treinamento em saúde, obteve um sucesso incrível apoiando pacientes com tuberculose multirresistente (MDR-TB). Dos 110 primeiros pacientes após o terremoto, 86% estavam curados ou ainda recebendo tratamento - um número comparável aos programas de tratamento mais eficazes em todo o mundo. O Dr. Jean William Pape, diretor executivo e co-fundador da GHESKIO, solicitou à MASS que apoiasse a organização no projeto e construção de uma nova ala destinada ao tratamento de tuberculose, substituindo suas instalações anteriores após a sua destruição no terremoto. 

Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© Iwan Baan

O projeto do novo hospital para tratamento de tuberculose focou na minimização do risco de transmissão, ao mesmo tempo em que criou um espaço mais confortável e de apoio para receber atendimento. A característica central do hospital é o seu pátio interno e espaços comunitários adjacentes, onde os pacientes passam grande parte de sua estadia. Os canteiros de flores e árvores trazem cor, sombra e bancos para o espaço. Telas de bambu cobertas com buganvílias criam privacidade visual para os espaços de consulta externa adjacentes aos quartos dos pacientes, permitindo conversas entre pacientes e equipe médica ao ar livre, onde o risco de transmissão é menor.

Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Balcão, Aido
© Iwan Baan
Ventilação 02
Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior, Aido
© Iwan Baan

Estratégias de ventilação passiva e controle de infecções ajudam a reduzir a transmissão da doença dentro do hospital nesta população de alto risco, ao mesmo tempo em que reduzem os custos de energia para a instalação. O hospital controla a infecção por via aérea através de elementos de absorvição permeáveis e persianas metálicas que trazem o ar fresco para dentro das unidades. 

Hospital GHESKIO / MASS Design Group - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Todos os corredores e áreas de consulta estão voltados para o exterior para promover a circulação ao ar livre e reduzir o risco de contágio do paciente com o funcionários. Os trabalhadores encarregados da limpeza podem acessar os banheiros usando uma porta separada do lado de fora evitando a entrada no quarto do paciente e o risco de infecção. O hospital acomoda 32 leitos de isolamento, salas de exames e raios-X, escritórios, postos de enfermagem e duas farmácias, estabelecendo um novo padrão para o tratamento da tuberculose no Haiti.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Port au Prince, Ouest Departmento, Haiti

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital GHESKIO / MASS Design Group" [GHESKIO Tuberculosis Hospital / MASS Design Group] 18 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941769/hospital-gheskio-mass-design-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.