Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VigaCentro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim, CorrimãoCentro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Heatherwick Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  462
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blumer Lehmann
Mais informaçõesMenos informações
Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Centros Maggie são espaços mantidos por uma instituição filantrópica que oferece suporte fisico e psicológico gratuito para pacientes em tratamento de câncer. O Centro Maggie de Leeds é um edifício de pouco mais de 450 metros quadrados e encontra-se localizado dentro do Campus do Hospital Universitário St. James. Projetado pelo Heatherwick Studio, o Centro de Leeds é a 26º unidade a operar no Reino Unido e o primeiro projeto de infraestrutura hospitalar construído pelo estúdio em seus quase trinta anos de experiência.

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga
© Hufton+Crow

O Centro Maggie de Leeds foi projetado a partir de um conjunto de três jardineiras gigantes, delicadamente encaixadas em um terreno de inclinação suave. Cada um destes “canteiros,” a sua vez, abriga uma sala técnica, espaços fechados que acomodam todas as instalações necessárias para o funcionamento e operação do centro de apoio à pacientes em tratamento de câncer. A cozinha, como o coração do edifício, encontra-se localizada entre estes três pilares — conectando-se aos demais espaços sociais do edifício, os quais incluem uma biblioteca e uma sala de ginástica.

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Hufton+Crow
Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Imagem 11 de 19
Planta - Térreo
Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Hufton+Crow

Baseando-se na filosofia dos Centros Maggie de que a arquitetura de qualidade é uma das principais ferramentas para promover a saúde e do bem estar dos seus pacientes, o Centro Maggie de Leeds procura materializar em suas formas concretas uma série de princípios arquitetônicos "saudáveis". A estrutura do edifício foi inteiramente construída através de sistemas pré-fabricados em madeira. Materiais porosos foram utilizados como opção de revestimento, colaborando com a manutenção da umidade no interior de um edifício naturalmente ventilado e portanto, que dispensa a necessidade de sistemas mecânicos de condicionamento de ar, resultado em uma ampla análise das condições específicas do terreno e uma eficaz implantação da estrutura e orientação de suas aberturas.

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Hufton+Crow

Para o projeto do jardim da cobertura, os premiados arquitetos paisagistas da Balston Agius foram buscar inspiração nas florestas do parque nacional de Yorkshire, poucos quilômetros ao norte de Leeds, incorporando uma série de espécies nativas do norte da Inglaterra junto a outras plantas que permanecem verdes o ano todo. Entusiasmados pelo amor que a co-fundadora do projeto, Maggie Keswick Jencks, nutria pela arte da jardinagem, os visitantes do Centro Maggie de Leeds são convidados a interagir e cuidar dos mais de 23.000 bulbos e 17.000 plantas que habitam o jardim.

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Hufton+Crow

O projeto de interiores do centro explora tudo aquilo que muitas vezes é esquecido em um projeto de infra-estrutura hospitalar: materiais naturais e táteis, iluminação natural abundante e difusa e uma variedade de espaços projetados para incentivar trocas socais assim como espaços contemplativos e silenciosos. O desenho do mobiliário foi pensado de forma a acolher os visitantes, convidando-os à preencher o espaço com seus próprios objetos e a chamar este lugar de “casa”. Os arquitetos do Heatherwick Studio também são responsáveis pelo projeto das mesas, as quais reproduzem as formas da própria estrutura de madeira do edifício, e foram executadas em madeira de cortiça de faia.

Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Beckett St, Harehills, Leeds LS9 7TF, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Maggie de Leeds / Heatherwick Studio" [Maggie’s Leeds Centre / Heatherwick Studio] 24 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941721/centro-maggie-de-leeds-heatherwick-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.