Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Takashi Okamoto

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Mais Imagens+ 12

Hayama, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  74
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takashi Okamoto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Ariafina, Grasshopper, Grohe, MORTEX, Rhinoceros, Toto
  • Arquiteto Responsável: Eri Sumitomo, ENJOYWORKS
  • Construção: Y’s home
  • Cidade: Hayama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Takashi Okamoto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa de madeira, cercada por um rico ambiente natural e projetada para um casal, em Hayama, Japão. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a ENJOYWORKS, que criou um método próprio de construção de moradias, que dá liberdade para os usuários planejarem livremente o espaço dentro da caixa estrutural de madeira. A partir dessas condicionantes, o conceito das divisões internas dos ambientes foi aprofundado, dentro da metragem quadrada estipulada.

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada
© Takashi Okamoto
Implantação
Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Madeira
© Takashi Okamoto

Isso nos levou a estratégia de inserir uma "cortina", uma superfície curva, em contraste a uma simples caixa. A "cortina", feita de painéis de acrílico e molduras de madeira, corta o volume interno longitudinalmente, sendo ligeiramente inclinada na extremidade superior. Desta forma, o pavimento térreo é centralizado no átrio e o pavimento superior, que abriga pequenos cômodos, amplia a sensação de separação, enquanto divide suavemente o volume. Além disso, aberturas foram posicionadas estrategicamente, para que as pessoas possam ver e sentir umas às outras. A "cortina" é uma superfície branca durante o dia, mas a noite, funciona como uma lanterna, iluminando toda a casa. O plano inclinado torna-se um elemento importante do projeto e produz diferentes sensações para a casa ao longo do dia.

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores
© Takashi Okamoto
Plantas
Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Madeira
© Takashi Okamoto

O entorno também nos inspirou na definição das aberturas. O local tem face para um muro de contenção ao sul, e ao norte, se abre para uma paisagem de montanhas. Dessa forma, tentamos maximizar a singularidade do terreno para o projeto, simplesmente, organizando as principais aberturas na face sul e norte, ao lado da "cortina". De certa forma, as pessoas podem sentir o átrio como parte da natureza.

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Takashi Okamoto

Tecnicamente, utilizamos uma ferramenta computacional para projetar a iluminação, a comunicação entre as salas, e a inclinação das paredes, etc. de forma, que pudéssemos trabalhar com os construtores de maneira eficiente, compartilhando as informações sobre o tamanho dos componentes, por exemplo. A partir de métodos de projeto muito simples, buscamos a delicadeza para materializar o conceito do projeto.

Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS - Fotografia de Interiores, Vidro
© Takashi Okamoto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS" [House in Hayama / Eri Sumitomo Architects + Sumitomo Eri + ENJOYWORKS] 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941554/casa-em-hayama-eri-sumitomo-architects-plus-sumitomo-eri-plus-enjoyworks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.