Apartamento Alcântara / Studio Gameiro

Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaApartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaApartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia SanitáriaApartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Janela, VigaApartamento Alcântara / Studio Gameiro - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Studio Gameiro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  46
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Casanova
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Berker, Mapei, McNeel
  • Arquiteto Responsável: João Gameiro
  • Obra De Arte: Dylan Silva
  • Textiles: Teresa Gameiro
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Tiago Casanova

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Alcântara Apartment é um apartamento com um quarto no segundo piso de um edifício do início do séc.XX em Alcântara, um bairro próspero e criativo, lar de espaços de trabalho e lojas em antigas fábricas de roupa e armazéns de impressão de jornais. A estratégia de design passou por aprimorar os recursos existentes e o caráter histórico, ressonando a aparência industrial, apropriada ao seu contexto, em conjunto com elementos arquitetónicos que foram projetados para fins práticos e cuidadosamente ajustados ao contexto e à demanda contemporâneos.

Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Janela
© Tiago Casanova
Planta
Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela, Iluminação
© Tiago Casanova

A proposta procura aprimorar as qualidades existentes do apartamento, ressonando algumas características arquitetónicas normalmente usadas em edifícios daquele período industrial, como tetos abobadados encontrados maioritariamente em caixas de escadas e casa de banho. Aqui elas foram interpretadas de forma contemporânea, fornecendo luzes embutidas que produzem uma sensação de calor e comemoram o seu legado industrial.

Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Tiago Casanova
Corte
Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária
© Tiago Casanova

As áreas sociais foram generosamente projetadas para serem fluídas e convidativas. O cliente queria que o apartamento fosse o mais divertido e convidativo possível, considerando a zona jovem, moderna e na moda onde está localizado. As janelas de PVC não originais foram substituídas por janelas de estrutura fina de alumínio são brancas por fora - combinando com as outras janelas do prédio - e preto mate por dentro, semelhantes às janelas pintadas de preto originalmente instaladas. Estas tinham que ser extremamente bem isolados térmica e acusticamente. A iluminação artificial colocada no teto abobadado foi projetada e colocada propositadamente para criar um ambiente favorável e distinto nas áreas de cozinha, sala de jantar e sala de estar. Todas as luzes são brancas mornas e reguláveis e ajustadas para atender a esses ambientes. O acabamento preto prolonga-se até aos interruptores de luz, torneiras de água e alguns dos eletrodomésticos.

Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Tiago Casanova

O portal de pedra existente no chuveiro foi descoberto durante a obra e restaurado, assim como todas as persianas e caixilhos das portas. Os últimos foram pintados no mesmo pantone que as paredes assim como as novas portas internas pivotantes. O pavimento do chuveiro e o balcão da cozinha são feitos em mármore Lioz, fazendo referência à antiga pedreira de mármore Lioz que existia em Alcântara na era medieval. Obras de arte, tecidos e alguns móveis de artistas e designers locais foram propositadamente projetados e criados para este espaço. O apartamento está localizado em um dos distritos mais criativos e prósperos de Lisboa e o cliente quis ampliar este sentimento criativo para o espaço, da arquitetura aos detalhes e acessórios. Os móveis escolhidos seguirão o estilo e as orientações estabelecidos pelas obras de arte.

Apartamento Alcântara / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório
© Tiago Casanova

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alcântara, 1300 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Alcântara / Studio Gameiro" 11 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941501/apartamento-alcantara-studio-gameiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.