Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, ConcretoResort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, JardimResort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaResort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoResort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Mais Imagens+ 34

Playa Hermosa, Costa Rica
  • Arquitetos: Formafatal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  326
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baxter, Bomma, Manufaktur+, Marilou, Notre Monde, Objekto, SDLZ, WAC Lighting
Mais informaçõesMenos informações
Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Concreto, Aido
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Art Villas Costa Rica é um pequeno resort escondido em meio à floresta costarriquenha, não muito longe da pequena cidade de Uvita. O complexo conta com três casas privativas e um pavilhão multifuncional, os quais encontram-se espalhados por um terreno de aproximadamente dois hectares. Quando o investidor entrou em contato com os arquitetos, a ideia já estava bastante clara: o Art Villas deveria ser um lugar onde os visitantes se sentissem profundamente conectados com a natureza, um espaço de desconexão, simples e luxuoso ao mesmo tempo. O resort precisava impressionar, uma experiência que os hóspedes pudessem levar consigo para sempre. Desta maneira, quando os arquitetos do Studio Formafatal––um escritório com sede na República Checa––visitaram este terreno pela primeira vez, logo perceberam que este não era um lugar comum.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Jardim
© BoysPlayNice

O Atelier Villa, por sua vez, foi projetado como a residência particular do proprietário e sua família. Delicadamente encaixado na encosta de frente para a baía da Playa Hermosa, este volume prismático de 26 metros de comprimento parece flutuar acima da exuberante e densa paisagem tropical. Do interior da casa é possível ter um panorama completo de toda a região, com o oceano pacífico emoldurado no horizonte e se extendendo até onde a nossa vista alcança; a fachada posterior, voltada para o norte e para as casas vizinhas, foi intencionalmente construída sem janelas, para manter a privacidade no interior da casa.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© BoysPlayNice

Além de procurar dissimular os limites entre o interior e exterior, os arquitetos se empenharam em evidenciar a simplicidade construtiva do edifício e suas linhas puras. Uma arquitetura pura inspirada na maneira leve como os costarriquenhos costumam levar a vida, ou pura vida. O sistema estrutural do edifício consiste em uma estrutura de aço modular com vãos de 4 x 4 metros. 

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

A cor discreta da envoltória metálica do edifício procura mimetizar os tons da floresta tropical, enquanto que uma cobertura verde permite que a casa praticamente desapareça em meio à exuberante paisagem. A dupla fachada é composta por um sistema de proteção solar em chapas perfuradas de alumínio, as quais não aquecem ao sol além de serem resistentes à maresia. Seu sistema basculante permite que toda a extensão da fachada principal da casa seja aberta, criando uma espécie de beiral ao mesmo tempo que elimina qualquer separação entre interior e exterior. Os padrões de perfuração das chapas de alumínio nunca se repetem, criando um jogo dinâmico de luz e sombra nos espaços interiores do edifício. A parede posterior, voltada para a floresta, foi revestida em madeira, a qual recebeu um tratamento por carbonização para proporcionar maior resistência às intempéries.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Concreto
© BoysPlayNice

Interiormente, os espaços da casa são tão minimalistas quanto a sua forma sugere. Os espaços técnicos e de apoio, como armários, banheiros e a cozinha, encontram-se instalados na paste posterior do edifício, enquanto demais os ambientes ocupam a parte da frente criando um único grande espaço integrado de frente para a paisagem.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© BoysPlayNice

Através deste layout completamente fluido e descomplicado, os limites entre o interior o exterior desapareceram como em um passo de mágica. Paredes divisórias de correr permitem a criação de zonas privadas conforme a necessidade. Em meio ao terraço, encontra-se uma piscina de borda infinita parcialmente coberta, e portanto, protegida do sol.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Interiores, Tijolo
© BoysPlayNice
Planta - Térreo
Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Interiores, Madeira
© BoysPlayNice

Os acabamentos, majoritariamente de origem natural, foram escolhidos por seus tons quentes e terrosos. Todos os móveis, com excessão os do lounge e cadeiras da mesa da sala de jantar foram especialmente projetados sob medida para o cliente. A maior parte do projeto de interiores da casa foi executado por artesãos locais enquanto alguns elementos menores, como as luminárias da Bomma, foram produzidos na República Checa e transportados para o local.

Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal - Fotografia de Exterior, Jardim
© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Playa Hermosa, Província de Puntarenas, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Resort Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal" [Atelier Villa | Art Villas Costa Rica / Formafatal] 13 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941242/resort-atelier-villa-art-villas-costa-rica-formafatal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.