Quinta dos Peixes Falantes / M-Arquitectos

Quinta dos Peixes Falantes / M-Arquitectos

© Paulo Goulart© Paulo Goulart© Paulo Goulart© Paulo Goulart+ 38

Ribeira Grande, Portugal
  • Arquitetos: M-Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  675
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Paulo Goulart
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, CJ Mobiliário, Exporlux, Global Solutions – J.H. Ornelas, Margres, Porta R, Sanindusa, Simão e Botelho, Technal, Velux, Visões d'Água
  • Arquitetos Responsáveis:Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Equipe De Projeto:André Rocha, Diana Policarpo, Dinis Simão, Ivo Branco, Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa, Rúben Almeida, Telmo Horta
  • Clientes:Quinta dos Peixes Falantes
  • Engenharia:Marco Ávila / Ricardo Pacheco
  • Paisagismo:M-Arquitectos
  • Consultores:Fundo de Maneio
Mais informaçõesMenos informações
© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da ideia de adaptar as construções e estruturas existentes de um antigo solar com características arquitetónicas vernaculares para fins turísticos em espaço rural. Com o objetivo de preservar a essência e a genuinidade do lugar, houve como intenção principal a valorização do património arquitetónico existente recorrendo a uma fusão entre a tradição e a contemporaneidade.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart
Implantação
Implantação
© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

O conjunto edificado apresenta uma interessante composição volumétrica, marcada por três corpos dispostos de topo com a rua, articulados entre si e definidos por diversas alturas, configurando no centro um pátio com desenho retangular. Uma ermida apresenta-se num plano mais recuado, formando um pequeno adro com acesso direto pela via pública, composta por uma única nave orientada de norte para sul, uma pequena sacristia e um coro alto cujo acesso se faz pelo pátio central da casa. 

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Parte significativa das construções existentes foi afeta à atividade turística, efetuando-se apenas uma pequena ampliação para dar lugar a uma segunda unidade de alojamento. Na busca da valorização deste lugar, encontramos muros de pedra de basalto que estruturam o espaço exterior do imóvel, tanto pela sua delimitação periférica, como no aproveitamento dos antigos currais de vinha, os quais deram lugar à construção de mais duas unidades alojamento, inspiradas em estruturas ancestrais de apoio à atividade agrícola da região. Neste contexto, propusemos a construção de pequenos edifícios integralmente revestidos em réguado de madeira de criptoméria e pedra de basalto aparelhada, materiais de origem local.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

O núcleo da Ermida, agora espaço de eventos ou refeições, assume-se como ponto alto deste empreendimento, resultando num espaço totalmente versátil, aliando história e tradição à contemporaneidade.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart
Planta - Primeiro pavimento
Planta - Primeiro pavimento
© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

No lado Nascente da propriedade desenvolve-se um corpo horizontalizado no sentido Sul-Norte, onde se assumem as atividades de apoio à logística relacionada com a exploração turística. O corpo desenvolve-se à altura dos volumes imediatamente anexos, para uma leitura de continuidade espacial e material, e é interrompido pautadamente, superior e inferiormente de forma a relacionar-se com o existente e a criar percursos de ligação entre o interior e o seu lado poente e nascente.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santana, Ribeira Grande, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quinta dos Peixes Falantes / M-Arquitectos " 06 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941151/quinta-dos-peixes-falantes-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.