Pavilhão Ginga / Giovanna Taques + Guilherme Schmitt

Pavilhão Ginga / Giovanna Taques + Guilherme Schmitt

João Vitor SarturiJoão Vitor SarturiJoão Vitor SarturiGuilherme Schmitt+ 18

  • Autores:Giovanna Taques, Guilherme Schmitt, Victor Escorsin, João Vitor Sarturi
  • Equipe De Montagem/Estudantes:Demian Miguel Rached, Ezequiel Javier Villani, Florencia Renata Lombardozzo, Juan Agustin Fernandez, Julia Martinez Rainero, Luisina Sosa, Marco Felipe Parra Gómez, Matilde Dal Maso, Sofía Magdalena de Sousa Matías, Valentina Zuluaga
  • Curadoria:Jaime Grinberg, Hello Wood Argentina 2020
  • Cidade:Ceibas
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Pedro Scarpaci
Pedro Scarpaci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gingar, movimento básico da capoeira, intimamente ligado à ideia de movimentar-se de uma maneira harmoniosa, nunca sozinho, sempre em roda, onde existe uma constante troca entre os indivíduos. Dessa maneira, o projeto Ginga busca trazer significado ao conceito de Sobreposição, tema do festival de construção em madeira Hello Wood, edição de 2020 na Argentina. A abordagem ao tema partiu do entendimento que interagimos com duas esferas de camadas: as interpessoais e as virtuais. As camadas interpessoais são aquelas a partir das quais nos formamos como indivíduos: a cultura, as experiências, os sucessos e fracassos, as crenças e línguas.

João Vitor Sarturi
João Vitor Sarturi
Isométrica
Isométrica
João Vitor Sarturi
João Vitor Sarturi

Ao mesmo tempo, as camadas virtuais constituem e organizam o espaço vivido: paralelos e meridianos, fronteiras, limites, o desenho urbano e os eixos construtivos, alguns dos quais se fazem tangíveis através da materialização de um edifício, por exemplo. Ao mesmo tempo, as que permanecem intangíveis, continuam a influenciar diretamente o todo. Como criar um espaço onde se possa sentir a interação entre as sobreposições de camadas interpessoais e virtuais simultaneamente? Através de um plano que permite o movimento livre horizontal em todas as direções.

João Vitor Sarturi
João Vitor Sarturi

A camada interpessoal se faz presente no contato de pessoas sobre esse plano. Causando interações inesperadas em sua superfície, movimentos espontâneos e reações sensoriais entre os ocupantes, enriquecendo assim a experiência individual e coletiva. A camada virtual se materializa através de uma estrutura modular tridimensional que contém e sustém o plano. Para que o movimento livre ocorra, o piso está elevado do terreno, sem apoios fixos, através de tensores.

João Vitor Sarturi
João Vitor Sarturi

Como local de encontro, o plano se posiciona a uma altura própria para sentar e a inserção de uma luminária ao centro desperta a curiosidade e cria dinâmicas de uso em microespaços. Durante a noite ilumina e tinge o espaço de vermelho, gera sombras e diferentes percepções. O ensaio arquitetônico possui um caráter construtivo experimental. Um objeto que modifica o espaço de maneira efêmera. Tem a intenção de promover os mú ltiplos encontros e proporcionar uma experiência como espaço de ócio, reunião e permanência.

Pedro Scarpaci
Pedro Scarpaci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ceibas, Entre Rios, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Ginga / Giovanna Taques + Guilherme Schmitt" 05 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941028/pavilhao-ginga-giovanna-taques-plus-guilherme-schmitt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.