Casa Concreto / Costaveras Arquitetos

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimCasa Concreto / Costaveras Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Condomínio Alto da Boa Vista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  393
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edgard Cesar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aj acabamentos, Aldeia, AutoDesk, Bontempo, FERROARTE ESTRUTURAS METÁLICAS, Gruta Mármores e Granitos, Interpam, Multipedras, SERRALHERIA DIAS, Tabriz, Trimble Navigation, WORD ESQUADRIAS
  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Veras Pinto Cordeiro, Juliano da Cunha Costa
  • Equipe De Projeto: Nilo Martins, Lara Alecrim
  • Clientes: Rafael Barsch
  • Engenharia: Arte Construtora
  • Cidade: Condomínio Alto da Boa Vista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Edgard Cesar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto surgiu no escritório encomendado por um jovem empresário, sem filhos, apreciador de viagens e arquitetura moderna. O cliente nos desafiou a criar uma casa de cinema, literalmente, pois nos trouxe como referência uma foto de uma residência usada como locação em um filme de ficção científica. Desafio dado, desafio aceito!! Um programa de necessidades enxuto, bastante atípico, porém proporcional ao momento de vida do cliente, deu as premissas para a concepção do projeto. A volumetria é marcada pela intersecção de três volumes, que se entrelaçam criando os espaços de acordo com a sua hierarquia. Os planos formados pelas lajes protendidas evidenciam o movimento da arquitetura, definindo as áreas de permanência – estar das varandas e espaço gourmet, além de marcar o passeio que circula o volume principal.

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Edgard Cesar

A estrutura metálica recheia o encontro entre lajes (térreo e superior) criando um elemento com importante balanço, que se transforma em pergolado, sombreando a região da varanda do churrasco e piscina. Com isso, a fachada frontal ganha um caráter mais arrojado e fluido ao mesmo tempo, gerando leveza ao conjunto. Este mesmo elemento metálico forma o espaço da garagem coberta, localizada na parte posterior da casa. Todo o conjunto fica voltado para a parte mais privilegiada do terreno, onde a vista é totalmente favorecida, mesmo sendo a face com a orientação solar menos favorável, para o Norte.

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço
© Edgard Cesar
Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Imagem 22 de 26
Planta - Térreo
Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Edgard Cesar

Citando os ambientes, temos no pavimento social – térreo – uma sala multiuso onde living, cozinha, home theater e adega estão totalmente integrados e conectados com a varanda através de painéis deslizantes, que se recolhem dentro das paredes, gerando 100% de abertura.

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Edgard Cesar
Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Imagem 25 de 26
Cortes
Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Edgard Cesar

No pavimento superior, uma ampla suite se comporta como ambiente principal com um amplo closet e mais dois banheiros (banho sr e banho sra) completando o pavimento. De frente para o quarto, um grande terraço, com a proteção de uma marquise, serve como ambiente de contemplação para o skyline da cidade de Goiânia.

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Edgard Cesar

Os materiais usados neste projeto ajudam a marcar os planos e volumes arquitetônicos seguindo uma linguagem bastante característica do escritório. Concreto ripado aparente, ripado de madeira, lascas de pedra bruta e aço, além de muito vidro nas esquadrias formam uma composição única, harmoniosa, que se mimetiza com o seu belo entorno natural.

Casa Concreto / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Exterior, Iluminação, Janela
© Edgard Cesar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Concreto / Costaveras Arquitetos" 25 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940899/casa-concreto-costaveras-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.