Pousada sobre a água / Nikken Sekkei

Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, VidroPousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, ConcretoPousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de ExteriorPousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, ConcretoPousada sobre a água / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 32

  • Arquiteto Responsável : Tomohiko Yamanashi, Satoshi Onda, Hajime Aoyagi
  • Equipe De Projeto: Tomohiko Yamanashi, Satoshi Onda, Hajime Aoyagi e Masako Inoue
  • Projeto Estrutural: Toshihiko Kohno, Kaoru Kujime e Takumi Kurokawa
  • HVAC: Yuhei Seki
  • Projeto Elétrico: Katsuhiro Doikawa
  • Análise Solar: Osamu Nagase, Marie Nakaso e Horomi Furukawa
  • DDL: Satoshi Takeuchi e Masaki Tsukada
  • Colaboradores: Izumi Okayasu Lighting Design Office
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Orla
© Gankosha, Harunori Noda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada às margens do lago, esta pousada no Japão foi projetada como um espaço continuo e ascendente em forma de espiral. A cada patamar, a medida que nos aprofundamos no interior do edifício, vão sendo reveladas novas perspectivas para o lago, criando uma relação dinâmica e quase simbiótica entre arquitetura e paisagem. Os ambientes voltados para o lago são espaços mais abertos e pensados como áreas de convívio, as quais incorporam o som da água, do vento e da chuva como elementos fundamentais para a construção da atmosfera espacial da casa. Devido a sua posição proeminente em relação ao lago, avançando sobre a superfície d'água,  de modo queo edifício se beneficia de uma iluminação abundante que penetra o interior refletindo as nuances da paisagem natural do lado de fora.

Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Concreto
© Nacasa & Partners
Plantas
Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Dormitório, Vidro, Concreto
© Nacasa & Partners

A estrutura do edifício se materializa através de um espaço contínuo e sempre em movimento, que se revela a medida que nos deslocamos pelos espaços da casa de forma que não há nenhum espaço fixo ou homogêneo, mas relações dinâmicas que vão sendo construídas e reinventadas a todo momento pelos seus ocupantes. Seja aproximando-se da lareira nos dias mais frios ou em frente a janela por onde penetra a brisa fresca durante o verão, esta casa é uma estrutura que convida seus visitantes a experimentar seus espaços de diferentes formas a cada dia.  

Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Concreto
© Nacasa & Partners
Diagrama 04
Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Madeira
© Gankosha, Harunori Noda

A umidade do lago, até mesmo nos dias mais quentes do ano, permite que os moradores ascendam a lareira praticamente todos os dias, transformando o espaço da sala no coração da pousada, aonde os hóspedes se encontram para desfrutar das tranquilas vistas para o lago e o frescor típico do clima da de Tochigi, aproximadamente cem quilômetros ao norte de Tóquio. O edifício fica fechado durante a temporada de inverno para evitar desperdícios de energia.

Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior
© Nacasa & Partners

Esta é a hospitalidade que esta pousada proporciona aos seus visitantes. Um lugar onde os hóspedes podem se conectar com à natureza, seja dentro ou fora do edifício, junto a um grupo de pessoa em frente à lareira ou em seus espaços privativos.

Pousada sobre a água / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior
© Nacasa & Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pousada sobre a água / Nikken Sekkei" [On The Water House / Nikken Sekkei] 03 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940839/pousada-sobre-a-agua-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.