Casa AM / COA Associados

Casa AM / COA Associados

© Cassio Oba© Cassio Oba© Cassio Oba© Cassio Oba+ 26

Pinheiros, Brasil
  • Arquitetos: COA Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Cassio Oba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Dalle Piagge, Tramontina, CFC VIDROS, Casa Franceza, Cia do Metal, Decameron, EKF, ELITTE TECNOLOGIA, ENGEFRANÇA, FABIO PIOLLI, FORTE CLEAN, Fernando Jaeger, Fernando Jaeger Atelier, GRAMA E FLOR, HIPER PEDRAS, Labluz, Líder Interiores, MARCENARIA MD, METROZ, MURATA ASOALHOS, +6
  • Equipe De Projeto:Cassio Oba, Eugenio Conte, Gabriel Cesar, Luiza Guerino, Giovanna Zapparoli
  • Engenharia:Metroz Engenharia
  • Cidade:Pinheiros
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Cassio Oba
© Cassio Oba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto original da residência foi realizado em 1972, assinado pelos arquitetos Sylvio Sawaya e Edimilson Tinoco. Com o passar dos anos e após sucessivas intervenções, a construção foi aos poucos sendo descaracterizada. Em 2017 realizamos uma proposta de reforma buscando respeitar os principais elementos do projeto original, além de adicionarmos um anexo de lazer resultante dos diálogos e demandas dos atuais proprietários. A intervenção na casa teve três abordagens: remodelação da área de lazer e jardim posterior, recuperação de elementos originais do projeto que estavam degradados e reformas pontuais no interior e exterior da casa.

© Cassio Oba
© Cassio Oba
Plantas
Plantas
© Cassio Oba
© Cassio Oba

A primeira se trata de uma adição na parte posterior da casa, foi executada uma extensão em concreto e aço que se conecta à edificação através de uma ponte e cobertura de vidro. A escolha de materiais e sua independência estrutural busca enfatizar sua autonomia em relação à construção original. Essa intervenção cria uma grande varanda para a suíte do casal e uma área coberta de integrada com a área social da casa. Toda a infraestrutura necessária para acolher eventos foi condensada em uma barra de concreto que suporta a cobertura. A segunda abordagem é mais sutil e se trata da recuperação de elementos originais da casa, a manutenção se mostrava necessária principalmente em seus elementos estruturais e pisos. As vigas e pilares de concreto aparentes foram lixados, e resinados, refazendo pontualmente, trechos mais comprometidos de sua estrutura; o piso do térreo e mezanino foram recuperados.

© Cassio Oba
© Cassio Oba
Axonométrica
Axonométrica
© Cassio Oba
© Cassio Oba

A terceira e última abordagem se trata de pequenas adaptações dentro e fora da casa que buscassem respeitar o projeto dos anos 70 e atender às necessidades do presente momento. Intervenções essas como novo desenho de piso externo, mobiliário fixo, troca de caixilhos e abertura de janelas e passagens para o jardim.

© Cassio Oba
© Cassio Oba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AM / COA Associados" 08 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940837/casa-am-coa-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.