Riccó Hub / Mombá Arquitetura

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaRiccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaRiccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRiccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRiccó Hub  / Mombá Arquitetura - Mais Imagens+ 21

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Mombá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, Carpete Desso, Carrier, Coral, Deca, Duratex, Eliane, Haworth, Hub Móveis, Ladytex, Lis Iluminação, Marcenaria ID Móveis, Marcetex, Riccó Móveis, Saint Gobain Colombia, Santa Luzia, Serralheria Belmonte, Sum Engenharia, Tapetah, +1
  • Arquitetos Responsáveis: Bruna Louise, Arthur Mansur
  • Equipe De Projeto: Lais Zarantonelli, Marcella Nery, Thais Mendes
  • Lighting Design: A2 Lighting Design
  • Obra: Sum Engenharia
  • Mobiliário: Riccó Móveis, Hub Móveis
  • Fabricantes : Documento Anexo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de um novo espaço da marca “Riccó Hub” acontece como resposta às mudanças culturais da empresa, decorrentes da união da centenária Riccó Móveis e da inovadora Hub Móveis, ambos fortes nomes no mobiliário corporativo. O projeto, muito além de uma readequação de layout, investiga os novos paradigmas de trabalho nos ambientes corporativos e, principalmente, cria um espaço único e personalizado capaz de transmitir os valores da nova marca e estimular a criatividade e coletividade dos trabalhadores.

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Cadeira, Mesa, Viga
© Guilherme Pucci

Flexibilidade e inovação foram as principais diretrizes do projeto. Tratando-se de um espaço multiuso em que o showroom é também o escritório da marca, ou vice versa, o projeto teve que atender as funções e normas técnicas de um espaço de trabalho, assim como a versatilidade e sedução que um espaço expositivo demanda por essência. 

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Guilherme Pucci
Planta - Layout
Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

Para tornar possíveis e fáceis as mudanças de layout e a criação de diversos cenários de escritório dentro do showroom, foi preciso encontrar soluções igualmente rápidas e fáceis para alterações de iluminação. Assim, retiramos o forro existente e projetamos um grid metálico cobrindo todo o pavimento. A retirada do forro aumenta o pé direito, cria uma atmosfera mais contemporânea para loja e revela a estrutura original do prédio, um edifício de 2 andares tombado e com a mais icônica fachada da Avenida Brasil. O grid, por sua vez, além de abrigar a elétrica, também funciona como suporte para novas intervenções como fixação de peças suspensas, painéis e cortinas. O piso elevado e os diversos acabamentos utilizados no piso auxiliam nas mudanças e ambientações, sendo a única parte fixa do andar, o volume com banheiros, copa e a sala da presidência.  

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Guilherme Pucci

A experiência sensorial recebeu atenção especial. A entrada é marcada por um pórtico azul que enquadra todo o pavimento e evidencia um novo espaço-cultura. Para privilegiar um ambiente igualitário, de troca e construção coletiva, utilizamos um layout aberto e integrado.  Alguns painéis móveis e cortinas foram projetados para garantir alguma privacidade aos colaboradores, quando necessário. Ao lado do pórtico de entrada, desenhamos uma vitrine interna que recebe e destaca mobiliários assinados por grandes designers, como a Patricia Urquiola. 

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci
Perspectiva
Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Guilherme Pucci

O novo layout possibilita e convida o visitante a um passeio pelo showroom-escritório. Cada núcleo de trabalho corresponde a uma área de atuação dentro da empresa e, embora harmoniosos, cada um deles possui uma ambientação própria de acordo com as particularidades do trabalho desenvolvido. Foram previstas áreas de reuniões informais e zonas reservadas ao trabalho individual, como os booths no centro do salão. 

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

Rompendo com o imaginário de um espaço corporativo monocromático e neutro, a busca por um espaço único, marcante e estimulante se tornou um fio condutor estratégico dessa criação. O uso das cores foi um dos recursos muito explorados: a arquitetura recebe tons neutros e o mobiliário, destaque do showroom, diversas composições cromáticas, sendo predominante o uso das cores das marcas Riccó Hub. A escolha do mobiliário foi uma parceria entre Mombá e clientes.

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

Tratando-se de uma fábrica, criamos peças personalizadas que poderiam ser produzidas internamente e talvez tornarem-se peças de linha, como o painel lousa, o painel acústico e a luminária Riccó, que reproduz o desenho do logo Riccó. Também foram assinadas pelos arquitetos do Mombá, em parceria com a A2 Lighting Design – responsável pelo desenho de luz do projeto –, todas as luminárias que compõem o espaço.

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Guilherme Pucci

E se a cozinha é tida como o coração das casas, a copa surge como um ponto de encontro pulsante no projeto. E como tal, recebe uma paleta de cores vibrante e forro de madeira, bem como um armário personalizado com símbolos e cores parte da identidade visual da marca. A mesa de dois níveis possibilita diversos tipos de reuniões e a luminária-espelho convida à abertura de desenhos e amostras que podem ser vistos diretamente ou através do reflexo do espelho.

Riccó Hub  / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Pilar
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Riccó Hub / Mombá Arquitetura" 01 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940685/ricco-hub-momba-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.