Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de InterioresSalas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de ExteriorSalas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Imagem 4 de 24Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoSalas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Juan Esteban Sciarrotta, María Julieta Vilaplana
  • Equipe De Projeto: Nicolás Adrien
  • Engenharia: Roberto Alfie
  • Cidade: Monte Grande
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os espaços comerciais em questão estão localizados em Montegrande, uma pequena localidade inserida no município de Esteban Echeverría, na região metropolitana de Buenos Aires. Monte Grande é um caracterizado por uma ocupação homogênea e horizontal, majoritariamente composta de pequenas residências unifamiliares de até dois pavimento, as quais, coexistem com um antigo patrimônio industrial e curtumes que pouco a pouco estão dando lugar a novas estruturas, transformando-se em um pólo logístico e de distribuição à serviço da população bonaerense.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Imagem 4 de 24
© Javier Agustín Rojas
Planta
Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

O edifício está implantado sobre a principal avenida de acesso à região sul de Buenos Aires, conectando o centro comercial de Monte Grande ao centro da capital. É só deixar a autoestrada para trás, que nos vemos cercados por grandes galpões e estruturas industriais, um contexto que pautou a materialidade e volumetria deste projeto.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Javier Agustín Rojas

A situação deste terreno – no limite da zona urbana municipal –, nos permitiu criar uma nova frente, com um acesso amplo e diretamente vinculada à um pequena praça existente do outro lado da rua, arrematando o antigo lote baldio entre empenas e reabrindo a esquina, devolvendo este espaço então subutilizado à cidade e seus habitantes. Através de uma estrutura flexível e descomplicada, o local pode ser utilizando tanto como estacionamento quanto como salas comerciais.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas

A ideia principal deste projeto era criar uma única nave flexível, um espaço integrado possível de ser dividido, se necessário, em até cinco unidades menores. Devido ao pé direito duplo generoso, concebido estrategicamente, é ainda possível instalar um mezanino, multiplicando a superfície útil das salas. Para a construção da nave utilizamos uma modulação estrutural dividida em cinco grandes vãos, determinando as possíveis sub-divisões das salas menores, permitindo uma maior variedade de programas assim como um processo de construção mais rápido e eficiente.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Javier Agustín Rojas

A cobertura segue estes mesmos módulos, criando uma série de aberturas zenitais que permitem a iluminação e ventilação natural de cada uma das salas. Assumindo a forma de clarabóias, estas aberturas estão orientadas para o sul, proporcionando uma iluminação difusa mas contínua.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Javier Agustín Rojas
Corte perspectivado
Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Javier Agustín Rojas

A modulação, possibilitou ainda projetar todos os elementos sobre uma malha estrutural comum, maximizando a eficiência da construção e a economia de recursos através do uso de materiais industriais com medidas padronizadas, privilegiando o uso de elementos pré-fabricados que vieram a facilitar o trabalho in loco, evitando desta maneira, o desperdício de tempo e recursos.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas

O núcleo vertical, assim como os banheiros, foram deslocados para o fundo do lote, liberando totalmente as duas frente voltadas para a rua. 

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Escolhemos utilizar a cor branca por seu caráter neutro, proporcionando um pano de fundo imparcial, o qual permitirá aos usuários uma maior possibilidade de apropriação do espaço, destacando e evidenciando seus futuros projetos.

Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, Viga
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montegrando, Ptdo. Esteban Echeverria, Província de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas comerciais em Montegrande / Sava Arquitectos" [Locales comerciales Montegrande / Sava Arquitectos] 05 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940634/salas-comerciais-em-montegrande-sava-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.