Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, FlorestaCasa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Cadeira, JardimCasa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Dormitório, VigaCasa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, BanheiraCasa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Mais Imagens+ 11

Florianópolis , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Boro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adresse Design, Alessandro Gruetzmacher, América Móveis, Bellacatarina Mobili & Oggetti, Deca, Fabio Dudas, Gramarcal, Jardim Vertical, Karsten, Kretzer, Loja Santa Rita, MG Superfícies, Marcos Dizard, Maxdesign, NeoBox, Ouse Iluminaçao, Pangea Home Decor, Paulo Gaiad, Quorum, Santos Madeiras, +3
  • Arquiteto Responsável: Gabriel Bordin
  • Equipe De Projeto: Sabrina B. Sirino, Fabiano P. Brescovit, Melanie Fedrizzi
  • Clientes: Casa Cor Santa Catarina 2018
  • Engenharia: Waz Engenharia
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Jardim, Floresta
© Mariana Boro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ônix foi concebida no jardim anexo ao edifício principal da Casacor SC 2018. A vegetação existente contava com árvores e maciços em diversos portes e tonalidades, criar um espaço tivesse uma relação de respeito, integridade e interação com esse meio foi nosso partido. A resposta da locação foi criar um refúgio verde para nosso projeto. O conceito da casa é ser um refúgio de equilíbrio e segurança (dispersa das agitações urbanas), por isso seu nome, elementos e cores fazem alusão à pedra Ônix - restauradora e canalizadora de energias.

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Mariana Boro
Planta
Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Mariana Boro

A área interna mescla as funcionalidades de 'loft' e 'spa'. As funcionalidades são atendidas de forma minimalista e a ênfase é dada ao conforto, permeabilidade entre os ambientes internos (circulações fluidas, poucos elementos de divisão espacial) e a relação destes com o ambiente externo: quase todas as faces externas são permeáveis, protegidas por um ripamento vertical em pinus, que delimita, dá ritmo às fachadas. Rasgos, vidros e aberturas, criam pontos focais e emolduram a vida lá fora - permitem que a vegetação e a luz natural auxiliem em sua construção.

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Banheira
© Mariana Boro

O espelho d'água foi o primeiro elemento esboçado, centralizado no eixo do volume, materializando o propósito do lugar. Justaposto à ele fica o estar, despojado, com a mobília pensada para os momentos e demandas de um dia tranquilo, a mesa de centro imponente e redonda, brinca com este ciclo. Em lugar de televisão, uma pintura de Paulo Gaiad e xilogravuras de Fabio Dudas trazem recortes sobre o elementar. Fazendo fundos ao estar, a cozinha discreta que reúne em sua bancada o necessário para atender toda a demanda do usuário - bem como a mesa de jantar localizada na varanda. A parede entre a cozinha e o estar é um grande painel Tensoflex que ilumina os dois polos da edificação. Além do painel, os pontos de iluminação - spots no trilho, abajures e pequenos pendentes, criam uma aura sutil, cênica e relaxante.

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Iluminação, Cama, Janela, Dormitório
© Mariana Boro
Corte
Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Mesa
© Mariana Boro

A varanda nos fundos da casa recebe um jardim vertical denso, um segundo quadro vivo que adentra ao ambiente. A mobília de área externa (Tidelli) é despretensiosa e funcional.  A mesa pontua com leveza e é ladeada por dois almofadões no deck que fazem um convite ao descanso descontraído.

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Prateleira
© Mariana Boro

No setor Íntimo, a ideia era ter uma suíte completa, um pequeno armário e uma pequena escrivaninha, espaço para colocar no papel as boas inspirações proporcionadas pelq experiência da casa. As gravuras de cabeceira do fotógrafo Alessandro Gruetzmacher também convidam à contemplação. O banho integrado ao quarto aparece de forma elegante, o piso elevado resgata o mármore Paraná Chronos do espelho d´água, a cuba ganha ares de penteadeira.

Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Cadeira, Jardim
© Mariana Boro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - Santa Catarina, 88050-460, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ônix / Studio Gabriel Bordin" 31 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940546/casa-onix-studio-gabriel-bordin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.