A Casa Pura / Perathoner Architects

A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto, TerraçoA Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Exterior, FachadaA Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaA Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoA Casa Pura / Perathoner Architects - Mais Imagens+ 13

Laion, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Amoretti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Flaminia, GRAPHISOFT, Hoesch, Keuco, Planit
A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pura é um edifício de dois pavimentos localizado no pequeno município rural de Laion, que marca o início do Val Gardena, no extremo norte da Itália. Implantada no sopé dos Alpes entre a Itália e a Áustria, os arquitetos buscaram inspiração na tradicional casa de montanha, composta por uma estrutura térrea em alvenaria, o primeiro pavimento construído em madeira e um telhado em duas águas, procurando reinterpretar estes elementos típicos da arquitetura alpina, reduzindo a linguagem do projeto a uma síntese de seus componentes mais elementares, apropriando-se de novas tecnologias e incorporando novos materiais.

A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto, Terraço
© Aldo Amoretti
Planta - térreo
A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti

Os acessos e recuos foram então “recortados” do volume elementar da casa, que nasce de uma planta quase retangular para construir uma nova e dinâmica envoltória que acolhe uma série de espaços semi-abertos responsáveis por fazer a mediação entre interior e exterior. As varanda no pavimento superior foram equipadas com ripas verticais de madeira de lariço, protegendo os espaços abertos dos ventos fortes e criando uma transição suave de um interior contido para uma paisagem ampla e abrangente. Combinados com um telhado em duas águas sem beirais salientes, a envoltória da casa – à primeira vista simples e compacta –, vai se revelando dinâmica e complexa a medida que nos aproximamos do edifício, alcançando uma plasticidade excitante através de um dinâmico jogo de luzes e sombras.

A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama
© Aldo Amoretti

A escolha dos materiais também nos dá a impressão de que o volume superior é apenas uma interrupção entre a estrutra compacta do térreo e a borda do telhado que parece flutuar acima de um espaço vazio. A estrutura do térreo foi construída em alvenaria e rebocada e pintada de branco, uma alvura que se repete também na estrutura do telhado, as paredes do pavimento superior, por outro lado, foram revestidas com madeira de lariço escura, mimetizando-se com a densa paisagem das florestas alpinas. Os pisos das áreas externas foram executados em pedra natural clara e granilite polido.

A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Aldo Amoretti

Espacialmente, a casa foi dividida em três pavimentos e está composta por um subsolo com garagem, adega e áreas de serviço, um pavimento térreo com a suíte principal, cozinha e sala de estar, e um pavimento superior onde encontram-se os quartos das crianças e um pequeno escritório.

A Casa Pura / Perathoner Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Pura / Perathoner Architects" [La Casa Pura / Perathoner Architects] 28 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940467/a-casa-pura-perathoner-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.