Centro para Gestantes / MASS Design Group

Centro para Gestantes / MASS Design Group

© Iwan Baan© Iwan Baan© Iwan Baan© Iwan Baan+ 15

  • Arquitetos: MASS Design Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Built Environs Ltd, Nutec Boards Everite Building Products, Plastered CSEB, Plasterwork Skirting, RAIPLY Malawi Ltd, Safintra Roofings and Steel - Malawi
  • Arquiteto Responsável:MASS Design Group
  • Clientes:Malawi Ministry of Health, The Presidential Initiative for Safe Motherhood, University of North Carolina - Malawi
  • Colaboradores:Arup, Mazzetti, Builts Environs Ltd., The Malawi Ministry of Health, The Presidential Initiative for Safe Motherhood, The Gates Foundation, The Autodesk Foundation
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária:Aron Chikuse and Mazetti
  • Cidade:Kasungu
  • País:Malawi
Mais informaçõesMenos informações
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A mortalidade materna devido a complicações durante o parto continua sendo um grande problema global. Em 2010, aproximadamente uma em cada trinta e seis mulheres no Malawi corria risco de morrer durante a gravidez ou no parto, na maioria das vezes, por causas evitáveis. Os centros para gestantes têm sido utilizados, portanto, para aumentar o acesso a profissionais qualificados localizados junto às instalações de saúde. Essas instalações proporcionam um espaço monitorado para as grávidas desde a trigésima sexta semana até o parto. O presidente do Malauí iniciou um esforço em 2012 para construir 130 instalações desse tipo em todo o país.

© Iwan Baan
© Iwan Baan
Planta baixa. Imagem Cortesia de MASS Design Group
Planta baixa. Imagem Cortesia de MASS Design Group
© Iwan Baan
© Iwan Baan

O projeto-Malawi da Universidade da Carolina do Norte vinha apoiando um hospital em Kasungu, Malauí. Como parte de sua parceria com o ministério, a iniciativa se comprometeu a construir dois novos centros para gestantes e convidou MASS para estabelecer uma parceria. O protótipo existente era uma estrutura com uma única sala que não possuía luz natural, ventilação ou saneamento adequado. Além disso, não podia acomodar acompanhantes que viajavam com as mães, e sua falta de programação não proporcionava cuidados pré-natais e diários. Como resultado, muitas mulheres iam embora e voltavam para suas próprias casas, em vez de completarem sua gravidez no centro.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

MASS trabalhou com médicos, enfermeiras e gestantes nas instalações da Kasungu para propor um novo protótipo. Este projeto rompeu o conceito de único bloco do volume existente criando uma série de recintos menores agrupados em pequenos pátios. Foram utilizados elementos vernaculares dos vilarejos do Malawi, onde os complexos familiares são compostos por vários pequenos volumes que abrigam gerações de uma família. Os blocos habitacionais menores criam comunidades que estimulam o compartilhamento do conhecimento entre mães experientes e novatas. 

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Para acomodar as atividades ao ar livre durante as estações chuvosas e secas, grandes coberturas fornecem sombra e abrigo para os pátios da vila, onde as mães podem se reunir e socializar. Estes espaços também foram projetados para acomodar familiares e acompanhantes que viajam com as mulheres grávidas. As áreas de educação oferecem oficinas sobre cuidados pré e pós-natal e treinamento de artesanato para ajudar as mães a ganharem renda enquanto estão fora de casa, compensando a perda de salário que é um impedimento significativo ao uso generalizado dos centros para gestantes. Os espaços compartilhados se tornaram lugares de atividade e aprendizado.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Otimizado para utilizar iluminação e ventilação naturais, cada dormitório é projetado para reduzir o risco de propagação de doenças infecciosas, proporcionando privacidade e conforto. Paredes de blocos de terra absorvem os raios do sol durante o dia e irradiam calor durante as noites mais frias. Projetado em torno de módulos replicáveis construídos com materiais de origem local, o novo protótipo é fácil de expandir e é adaptável a outros locais. Estudos pós-ocupação mostraram que este novo protótipo tem sido mais confortável e seguro para mulheres grávidas.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

[Site do fotógrafo - https://iwan.com/portfolio/kasungu-maternity-waiting-village-malawi-mass-design-group/ ]

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kasungu, Malawi

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro para Gestantes / MASS Design Group" [Maternity Waiting Village / MASS Design Group] 27 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940428/centro-para-gestantes-mass-design-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.