Estúdio Jabuticaba / Nildo José

Estúdio Jabuticaba / Nildo José

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, MesaEstúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, JanelaEstúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, SofáEstúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, VidroEstúdio Jabuticaba / Nildo José - Mais Imagens+ 16

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Nildo José
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  44
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Acierno, Arnaldo Danemberg antiquário, Breton, Bricolagem Brasil, Brilia, Casual Móveis, Codex Home, Deca, Dpot, Duratex, Etel Interiores, Fnac, Galeria Lume, Galeria Mezanino, Kapor Pisos, Montblanc Mármores, Quaker Tecidos, Trousseau, Uniflex, +4
Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento jovial, acolhedor e funcional são as principais características do ambiente de 44m² - Estúdio Jabuticaba, assinado por Nildo José, nova promessa da arquitetura brasileira que, com apenas 27 anos, estreia na Casa Cor São Paulo, realizada, de 17 de maio a 10 de julho, no Jockey Club São Paulo. O nome escolhido para o ambiente é em homenagem a um exemplar da árvore frutífera suspensa por cabos de aço e envolvida pela técnica japonesa chamadakokedama.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Fran Parente

Comemorando os 30 anos da mostra e sob o tema A Vida é uma Festa, Nildo teve como ponto de partida a criação de um banco que percorresse os quatro cantos do espaço. Além da questão de trabalhar com um elemento marcante e multifuncional, o arquiteto buscou a ideia de que no mobiliário de concreto embutido à parede “sempre cabe mais um”.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Fran Parente
Planta
Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, Vidro
© Fran Parente

“Numa boa festa, sempre cabe mais um. O importante é o espírito de confraternização entres os familiares e os amigos. A ideia do bancofaz analogia direta com o espírito do aniversário de três décadas da Casa Cor. Não há um limite exato de pessoas sentadas aqui no espaço, sempre cabe mais um!”, brinca o arquiteto Nildo José. Aderindo a inúmeros papéis e funções ao longo do estúdio, o banco logo na entrada faz a vez de uma chapelaria, inspirada nos lofts nova iorquinos, com apoio pra bolsas, chapéus e objetos pessoais dos visitantes. Na sequência, o mobiliário torna-se um apoio de compras, onde uma bicicleta estacionada e uma cesta de produtos humanizam o projeto.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Dormitório
© Fran Parente

Seguindo adentro do ambiente, passa-se pelo bar conceitual, também apoiado no banco, com caixas em madeira Maple desenhadas pelo próprio arquiteto- a mesma do piso-, que abrigam taças, garrafas variadas de bebidas e vidros de laboratório garimpados por Nildo, no bairro do Bixiga. As mesmas caixas, assim como o assento de concreto, permeiam por outros ambientes do projeto. “As caixas são versáteis e, por isso, ganham várias utilizações, tais como caixas de bar,apoio de objetos decorativos, como as cerâmicas Acierno e, no banheiro, utilizadas para apoiar o roupão”, explica o profissional.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Bancada, Cozinha, Cadeira
© Fran Parente

Seguindo a sequência do banco, logo à frente, o mobiliário serve de dois assentos para a mesa de jantar (Breton). Nesse espaço, ele ganha duas almofadas para apoio das costas. A sala de jantar também conta uma cadeira de Jorge Zalzuspin (fornecido pela Etel) e o Banquinho (Dpot), assinado por Claudia Moreira Salles. O banco também serve de apoio para lenhas da lareira e funciona do outro lado como uma mesa lateral do sofá Natuzzi como suporte de livros. Passado por todo esse trajeto, finalmente o mobiliário assume a sua função exclusiva de ser um banco, até chegar no dormitório, onde assume a vez de um criado-mudo para a cama, também assinada pelojovem arquiteto, exclusiva para a Codex Home.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá
© Fran Parente

Para finalizar,a peça funciona como porta-toalhas na área da banheira.
O banheiro chama atenção por ser uma caixa-preta forrada com madeira ebanizada, com interior de concreto no acabamento Mr. Cryll (Bricolagem Brasil). A bancada é produzida em Dekton Consentino Kairos - acabamento da Silestone, executada pela Mont Blanc Mármore, que reproduz com perfeição o mármore Carrara, a banheira Doka e louças sanitárias Deca.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Fran Parente

As obras de arte são um capítulo a parte nesse estúdio contemporâneo. A curadoria foi feita pelo próprio arquiteto,via Instagram e visitas às galerias; portanto, são artistas novos e talentosos pouco conhecidos pelo grande público mesclado com nomes consagrados: Gil Vicente, Alexandre Matos, Martin Parr, Guilherme Licurgo, Sergio Lucena - entre outros. Nomes do design nacional também estão presentes no espaço a exemplo de Jader Almeida e Carol Gay. Outro grande destaque do ambiente fica para a luminária de parede, (acervo do arquiteto) com assinatura de Le Corbusier.

Estúdio Jabuticaba / Nildo José - Fotografia de Interiores, Mesa
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Casa Cor São Paulo, Jockey Club, Av. Lineu de Paula Machado, 775 - Jardim Everest, São Paulo - SP, 05601-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Jabuticaba / Nildo José" 27 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940398/estudio-jabuticaba-nildo-jose> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.