Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de InterioresCasa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de InterioresCasa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Mais Imagens+ 9

Zaragoza, Espanha
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iñaki Bergera
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANCLAJES GRAPAMAR, ARENISCAS SIERRA DE LA DEMANDA, Acor, Arkoslight, Google, NEWKER, Panasonic, Parex-Group, Roca, Siber, Tres, WERU
  • Arquiteto Encarregado: David Martínez
  • Equipe De Projeto: Santiago Elía García, Javier Muñoz Escolano e José Miguel Escosa
  • Colaboradores: Luis Miguel Soler Carbó
  • Cidade: Zaragoza
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Iñaki Bergera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um loteamento privado, com cara de subúrbio americano e nos arredores de Zaragoza, encontramos esta residência de linhas simples como uma das demais dentro do catálogo de estilos arquitetônicos e quase plásticos que a rodeiam.

A funcionalidade foi a principal premissa para esta residência adaptada, contemporânea e eficiente. A limitação em termos de edificação do sobrado compete com os amplos espaços necessários para garantir o conforto do usuário no desempenho das tarefas mais cotidianas. Por isso os espaços foram estudados exaustivamente, garantindo a mobilidade e otimizando o uso de superfície construível.

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada
© Iñaki Bergera
Cortes
Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Iñaki Bergera

Como consequência, um volume compacto definido por recuos mínimos obrigatórios em suas faces mais expostas, liberando assim, ao máximo, espaço ao sul onde é gerado um amplo jardim como extensão da casa. Neste ponto, onde o projeto se mostra mais expressivo e dinâmico, por meio de um jogo de varandas, terraços e amplas aberturas, os limites se diluem e a relação entre interior e exterior se maximiza. Como resposta ao entorno, o restante do volume é opaco, diminuindo o número e dimensão das aberturas ao estritamente necessário e fechando-se em si mesmo por meio de um muro periférico que cria privacidade ao térreo.

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Interiores
© Iñaki Bergera
Planta - Pavimento Térreo
Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Interiores
© Iñaki Bergera

O acesso de pedestres é realizado pela fachada norte, através de um hall onde uma escada caracol escultórica filtra a visão do espaço central, da área de uso diurno e do centro da casa. Um amplo ambiente, definido como um vazio entre os módulos de dormitórios e serviços, recebe a sala de estar e jantar e a cozinha, que se mesclam em total relação com o jardim. No entanto, optou-se por diferenciar os usos, dando ao primeiro um pé direito duplo que é traduzido no exterior como um potente volume de pedra natural. A cozinha, com acesso direto do estacionamento externo, mantém a altura padrão como continuidade da varanda externa.

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Iñaki Bergera

Pelo elevador ou pela escada caracol que conquista o pé direito duplo, se acessa o pavimento superior, onde se replicam os módulos do térreo e que definem o vazio central.

O significado romântico que a pedra de arenito da Serra de La Demanda tem para Iker e Maria, assim como seus tons suaves e quentes, a transformaram no material principal da intervenção, destacada pelos tons brancos que predominam no restante das superfícies e parecem demarcá-la.

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior, Fachada
© Iñaki Bergera

A eficiência energética sob o critério PASSIVHAUS se traduz em um excelente isolamento térmico por uma fachada ventilada e o sistema SATE, a redução máxima de pontes térmicas, uma ventilação controlada com recuperação de calor, a estanqueidade do ar e carpintarias de PVC com alto desempenho. A casa tem um certificado oficial que garante esse resultado.

Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño - Fotografia de Exterior
© Iñaki Bergera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño" [Casa Iker & María / Tangram Arquitectura + Diseño] 06 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940310/casa-iker-and-maria-tangram-arquitectura-plus-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.