Residência Brick Vault / Space Popular

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de ExteriorResidência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de ExteriorResidência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Exterior, Fachada, BalcãoResidência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores, Escada, MadeiraResidência Brick Vault / Space Popular - Mais Imagens+ 32

Santa Bárbara, Espanha
  • Collaborating Architects: Estudio Alberto Burgos, Javier Cortina Maruenda
  • Cidade: Santa Bárbara
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Exterior
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Brick Vault é um protótipo de casa que integra sistemas pré-fabricados com métodos tradicionais de construção. Projetada pela Space Popular em colaboração com o Estudio Alberto Burgos e Javier Cortinal Maruenda e construída na cidade de Valência, Espanha, a Brick Vault foi especialmente desenvolvida para um empreendedor local.

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

O sistema construtivo utilizado, que emprega abóbadas com tijolos refratários, foi escolhido tanto por uma adequação às técnicas construtivas locais, quanto ao clima mediterrâneo espanhol. Estas estruturas de compressão foram então adaptadas, ou melhor, encaixadas, à um sistema de grade estrutural modular, o qual nos permitiu desenvolver detalhes típicos e replicáveis que posteriormente poderão ser incorporados em outros projetos de diferentes configurações, possibilitando uma maior diversidade à partir de uma solução estrutural  padronizada. A atmosfera dos espaços interiores da casa é definida pela materialidade de seus elementos construtivos – uma estrutura de aço pintada de verde e as abóbadas de tijolos de barro. A partir desta solução única e integrada, os espaços da casa vão assumindo distintas características e criando ambientes diversos através de seus pórticos e terraços. Desta forma, a Brick Vault é uma casa que nasce do seu contexto específico, adotando métodos construtivos locais e ressignificando o seu conteúdo.

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Exterior
© Mariela Apollonio
Residência Brick Vault / Space Popular - Imagem 32 de 37
Implantação

Esta primeira versão da Brick Vault, implantada em um terreno de desnível acentuado, nos permitiu experimentar uma série de soluções formais e sequências espaciais. Visto pelo lado de fora, o edifício parece ser uma estrutura semi enterrada de apenas dois pavimentos. Entretanto, uma vez no lado de dentro, o projeto vai sendo revelado em toda a sua complexidade a medida que seus espaços vão se desdobrando em altura tanto para baixo quanto para cima. No coração da casa, junto ao acesso principal, chegamos a um pequeno hall conectado à escadaria que dá acesso aos diferentes pavimentos. Ao redor do núcleo de circulação vertical, os diferentes espaços da casa vão se sucedendo sem a necessidade de áreas de circulação dedicadas ou corredores. A estrutura modular de aço, por sua vez, permite uma infinidade de organizações em planta, revelando pés direitos duplos e cirando uma rica sequência de espaços conectados visualmente. Esta diversidade de qualidades espaciais e eixos visuais é algo pelo qual nos esforçamos muito no desenvolvimento deste projeto. Desta maneira, sentar-se à mesa para o café da manhã pode ser uma experiência completamente diversa de jantar ao pôr do sol neste mesmo espaço.

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Mariela Apollonio
Residência Brick Vault / Space Popular - Imagem 33 de 37
Planta - térreo
Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

A variedade proporcionada pela estrutura modular da Brick Vault faz com que a casa se transforme ao longo do dia e do ano, podendo ser adaptada de acordo com as necessidades específicas de cada morador. 

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

A estrutura de aço da casa - composta por perfis de 100x100mm - segue uma modulação de 375x375cm em planta e 316cm de altura. Esta defasagem no eixo vertical foi uma solução encontrada pelos arquitetos para configurar espaços domésticos mais acolhedores, atendendo ainda as restrições do código de obras local. Como utiliza perfis comerciais, a estrutura de aço da casa foi montada em questão de dias e por uma equipe bastante enxuta, dispensando o uso de guindastes ou andaimes. Depois de pronta, esta estrutura modular funciona como uma espécie de gabarito, a qual vai sendo preenchida pelos mestres artesãos e suas abóbadas de tijolos que neste momento, parecem flutuar sobre o espaço vazio. Embora o sistema estrutural em lajes de tijolos à compressão date do século XIII, foi Rafael Guastavino quem popularizou esta solução já no século XIX. Ele inventou uma receita com gesso que permite que os tijolos sejam colados uns aos outros, dispensando a necessidade de sistema de cofragem. Embora atualmente existam outros métodos construtivos mais rápidos e eficientes, a escolha deste sistema se seu pela sua combinação de materiais e técnicas construtivas locais.

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Viga
© Mariela Apollonio
Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

Dentro do grid, apenas alguns módulos são preenchidos, criando espaços cobertos abertos e espaços de pé direito duplo, permitindo combinar grandes aberturas e uma ótima eficiência energética. Como um amplo espaço avarandado, esta solução proporciona uma melhor integração dos espaços interiores e exteriores, o que consideramos fundamental ao projetar em regiões de clima mediterrâneo. A estrutura metálica também opera como um elemento de conexão entre os espaços da casa. Acreditamos que os moradores se sentem mais a vontade em espaços nos quais eles podem facilmente identificar um elemento em comum, uma unidade. A cor verde foi escolhida por aludir aos tons da vegetação, combinando naturalmente com os tons de azul do céu. As abóbadas de tijolos são os principais elementos que preenchem o espaço da casa, proporcionando tanto uma sensação de calor e aconchego quanto leveza. Os demais acabamentos são bastante simples e neutros, proporcionando um pano de fundo sobre o qual cada inquilino pode imprimir seu próprio estilo.

Residência Brick Vault / Space Popular - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Brick Vault / Space Popular" [Brick Vault House / Space Popular] 31 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940134/residencia-brick-vault-space-popular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.