Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, CozinhaResidência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de InterioresResidência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, EscadaResidência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Mais Imagens+ 31

Bangalore, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  790
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, Hansgrohe, Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Gessi, Nuance Studio, Saint-Gobain, Schneider Electric, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis : Swapnil Valvatkar, Pradnya Patil
  • Equipe De Projeto: Swapnil Valvatkar, Pradnya Patil, Nandita Natesh, Surbhi Mittal
  • Clientes : Anupama, Prashanth
  • Paisagismo: Bijoy Chacko ( Mounds & Swales)
  • Consultoria : Rays (consultoria estrutural), Ravishankar (consultoria de instalações)
  • Cidade: Bangalore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir do desejo do cliente por ter uma casa estritamente compatível com o Vastu, um sistema arquitetônico indiano, este projeto foi desenhado e os espaços foram localizados em sincronia com a Mandala Vastu Purusha. O maior desafio ao projetar a casa foi chegar a uma estrutura visualmente atraente a partir de um partido rígido que dita os locais específicos de vários espaços. Este projeto visou também livrar-se da impressão solene e estereotipada de uma casa tradicional definida por Vastu, na qual as regras costumeiramente restringem a criatividade fluida da arquitetura. Dessa forma, este projeto concentra-se principalmente em criar uma atmosfera de vida aberta e ativa, onde a jovem família possa crescer e florescer. Esta residência é um exemplo ideal de uma casa urbana projetada para uma família de quatro pessoas.

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Shamanth Patil, Arunkumar TD
Planta - Térreo
Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

Os clientes, simples e profundamente enraizados em seus costumes, desejavam ter uma casa limpa, minimalista, simples e ainda moderna, onde a natureza unisse perfeitamente o que é construído e o que não é construído. O terreno está localizado em uma área residencial de alto padrão, com o limite norte e leste vizinhos a uma estrada. Com 24 x 25 metros, os outros dois lados do terreno são cercados por edifícios. O projeto responde atentamente ao contexto, retendo as árvores existentes e trazendo sua essência para os espaços construídos.

A Mandala Vastu é um guia sobre o qual as esferas da vida cotidiana são colocadas intercaladas com pedaços da paisagem e de massa construída. Os três pátios quebram a monotonia dos materiais construtivos rígidos, que definem toda a estrutura. Cada um desses pátios desenvolve uma experiência e um tema diferentes para os usuários.

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

O edifício parece ser complementado pela vegetação, tanto a previamente existente quanto a nova projetada, o que é uma experiência em si. Ao entrar, obtém-se uma visão ininterrupta da casa com bolsos verdes no meio. Projetados em torno de três pátios como pontos focais, os espaços primários dos edifícios empurram e puxam para criar uma variedade de experiências espaciais - sólidas e vazias, claras e escuras. Esta casa foi projetada como um volume, eliminando os compartimentos para espaços individuais, perfurando estrategicamente a massa para maximizar a luz do dia nos espaços interiores e abrindo a casa ao vento fresco. Elevar a placa do piso da sala forneceu espaço para o estacionamento e, por sua vez, ajudou a cortar a conexão visual direta com o interior. Assim, a base elevada atua como uma parede composta, eventualmente se fundindo com a área ajardinada.

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

O pátio central funciona como uma transição de um espaço coletivo para um de uso privativo. Este espaço com pé-direito duplo é o coração da estrutura, adornado com uma flora verdejante. O espaço construído pode ser simples, mas é rico em pensamentos, detalhes e especificações. Cubos projetados, espaços com variação de pé direito, pátios em meio ao delicado paisagismo são elementos complementares usados em conjunto com a paleta de materiais. Cada espaço é visualmente conectado para melhorar a interação dentro da casa. Diferenças de nível são usadas como forma de marcar os vários espaços, mantendo ainda a privacidade de cada espaço. Foi adotado um planejamento em dois níveis, proporcionando assim quartos espaçosos dispostos em torno do pátio central.

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Vidro
© Shamanth Patil, Arunkumar TD
Corte C
Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

O zoneamento foi feito horizontal e verticalmente, fornecendo uma conexão visual e física entre os espaços. Aberturas zenitais foram colocadas estrategicamente, o que ajuda a melhorar a qualidade espacial. As varandas emolduram belas vistas dos arredores. A paleta de materiais é mantida mínima, o piso de mármore captura reflexões, enquanto os painéis de concreto adicionam um charme rústico ao exterior. O uso equilibrado da madeira, tanto no interior quanto no exterior, para expressar calor, aumenta a sensação luxuosa. As aberturas envidraçadas que pegam todo o vão das paredes fornecem transparência e ajudam a capturar a beleza do entorno. 

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Jardim
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

O resultado é uma residência que é o produto de uma fusão perfeita entre o que é construído e o que existe naturalmente. Uma mistura de design moderno, materiais e elementos naturais, água, terra, céu e vegetação se reúnem para enquadrar e acentuar a linguagem contemporânea para criar uma residência moderna acolhedora, elegante e inerentemente confortável. O espaço verde não se limita apenas aos exteriores do edifício, mas também domina a estrutura espacial do layout interno. Todas as áreas comuns da casa que circundam o pátio, como as áreas de estar, jantar e cozinha, que são os espaços de uso diurno, são tratados como espaços exteriores para parecerem extensões das áreas externas. O pátio interno tem a dupla função de ser uma ferramenta climatológica e também um forte elemento estético.

Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior
© Shamanth Patil, Arunkumar TD

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência dos Três Pátios / Collage Architecture Studio" [Story of Three Courts Residence / Collage Architecture Studio] 20 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939968/residencia-dos-tres-patios-collage-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.